Subsídio para o Estudo da Moeda dos Vândalos

Numária Hispano-Romana, Sueva, Visigoda e Muçulmana
Visigodo
Flor de Cunho
Mensagens: 5641
Registado: 02 mai 08 19:39:01
Colecção Preferencial: Moeda Antiga
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Aveiro

Re: Subsídio para o Estudo da Moeda dos Vândalos

Mensagem por Visigodo » 22 set 11 22:38:23

:)
Escusas de chorar, encerrado! :mrgreen:
Um cadernito como tu sabes (faz pelo menos duas cópias) é que era! :evil:

Um abraço. :brinde:


António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Avatar do Utilizador
Caetobriga
SOB
Mensagens: 2929
Registado: 14 dez 10 18:00:27
Colecção Preferencial: Moedas Portuguesas
Nº Sócio SPN: 3621
Nº Sócio ANP: 2012
Localização: Azeitão, Setúbal

Re: Subsídio para o Estudo da Moeda dos Vândalos

Mensagem por Caetobriga » 22 set 11 22:58:00

Posso adiantar-me e pedir um exemplar? É que tenho estado a seguir este tópico.
Nenhum homem é melhor do que eu e nenhum homem é pior do que eu.

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: Subsídio para o Estudo da Moeda dos Vândalos

Mensagem por Destrans » 23 set 11 11:09:09

Em pior estado do que as que já cá estavam

Imagem
Vandals - 498 AD or later
Bronze 4 nummi - 9x11 mm, 1.2g
Bust left, hand holding palm before / N IIII


Imagem
Gaiseric the Vandal - 428-477 AD
Silver siliqua - 14x16 mm diameter, 1.5g
Copying Honorius' Urbs Roma type of Ravenna

Visigodo
Flor de Cunho
Mensagens: 5641
Registado: 02 mai 08 19:39:01
Colecção Preferencial: Moeda Antiga
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Aveiro

Re: Subsídio para o Estudo da Moeda dos Vândalos

Mensagem por Visigodo » 13 out 11 23:00:51

:)

Carlos, já que teimas, dizer-te que são mais dois bonitos exemplares das emissões vândalas, um bronze, e uma imitação de uma siliqua em nome do imperador romano Honório, com algumas particularidades, a saber e a estudar:
- Terá esta imitação sido ordenada por Genserico, Hunerico ou Guntamundo? É que conhecemos imitações ordenadas pelos três.
- Tendo sido ordenada por Genserico, tê-lo-á sido ainda na Península Ibérica ou já além das colunas de Hércules (África)?
Estas siliquae são imitações das emissões oficiais de Ravena, onde a corte imperial romana, já então, tendia a instalar-se.

Um abraço.
António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: Subsídio para o Estudo da Moeda dos Vândalos

Mensagem por Destrans » 28 dez 11 14:28:07

Esta vi hoje no Facebook :vict:

Justinian I

Imagem

Visigodo
Flor de Cunho
Mensagens: 5641
Registado: 02 mai 08 19:39:01
Colecção Preferencial: Moeda Antiga
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Aveiro

Re: Subsídio para o Estudo da Moeda dos Vândalos

Mensagem por Visigodo » 28 dez 11 22:49:48

:)
Carlos, não tenho a imagem. :sad:

Um abraço.
António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: Subsídio para o Estudo da Moeda dos Vândalos

Mensagem por Destrans » 29 dez 11 17:17:01

Que estranho. E agora?:

Imagem

Visigodo
Flor de Cunho
Mensagens: 5641
Registado: 02 mai 08 19:39:01
Colecção Preferencial: Moeda Antiga
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Aveiro

Re: Subsídio para o Estudo da Moeda dos Vândalos

Mensagem por Visigodo » 30 dez 11 12:00:55

:)
Carlos, amigos, esta emissão é em minha opinião bizantina e pelo estilo "primitivo" uma das primeiras emissões de 8 nummi (H no reverso) de Tessalónica em nome de Justiniano I (542-547). Ref.as MIB I 173; SB 192A var.
Deixo outro exemplo para comparação:
http://www.wildwinds.com/coins/byz/just ... IB_173.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Um abraço. :brinde:
António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Visigodo
Flor de Cunho
Mensagens: 5641
Registado: 02 mai 08 19:39:01
Colecção Preferencial: Moeda Antiga
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Aveiro

Re: Subsídio para o Estudo da Moeda dos Vândalos

Mensagem por Visigodo » 15 jul 14 18:05:25

:)
Aqui às voltas com duas vândalas dos meus tabuleiros, oferta do amigo Paul, encontrei este artigo assinado por Barry Ager, curador do Museu Britânico:
http://blog.britishmuseum.org/2014/05/1 ... bad-press/

Um abraço. :brinde:
António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: Subsídio para o Estudo da Moeda dos Vândalos

Mensagem por Destrans » 16 jul 14 11:17:13

O British Museum tem peças impressionantes.
Gosto de ver os responsáveis e trabalhadores dos museus acrescentar valor ao seu património. Às vezes basta um pequeno texto :like:

Responder

Voltar para “Ibéricas”