Ceitil com 4 torres ?

Responder
Avatar do Utilizador
Mmatos
SOB
Mensagens: 1545
Registado: 02 fev 09 23:14:54
Colecção Preferencial: Moedas portuguesas
Localização: Grande Lisboa

Ceitil com 4 torres ?

Mensagem por Mmatos » 20 out 19 19:12:08

Os Ceitis não são propriamente exemplares em que me sinta muito à vontade para classificar. Este é de D. Sebastião e costumam aparecer muito obliterados e desgastados, não sendo este excepção na face em que tem o Castelo. A face do Escudo até está bastante boa. A curiosidade deste exemplar é que parece ter quatro torres em vez das três habituais, embora como atrás disse, o mau estado nessa face não ajuda muito a esclarecer. As ondas, caso existam, talvez sejam ponteadas e os arcos de circulo, há vestígios deles. Quem pode dar umas dicas ?

Ceitil de D. Sebastião
ImagemImagem
(clicar para ampliar)


A minha participação no Museu da Moeda:
https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mm

Avatar do Utilizador
Mongedasilva
SOB
Mensagens: 1248
Registado: 08 nov 11 1:28:26
Colecção Preferencial: moedas da monarquia
Nº Sócio SPN: 1904
Nº Sócio ANP: 439

Re: Ceitil com 4 torres ?

Mensagem por Mongedasilva » 20 out 19 19:42:56

Um bom reverso em estado pouco habitual.
O problema é mesmo um anverso em mau estado:
-Também vejo 4 torres e não me parece haver dupla batida. Talvez tenha sido um dupla batida mas na abertura do cunho.

Com os Ceitis as surpresas nunca acabam...

Quanto aos arcos de círculo (ou vestígios), acho que o EngºMagro foi por um caminho difícil pois os vestígios, na maior parte das vezes, são apenas marcas de compasso. Nesta moeda só se veêm no reverso (10:00H)
As ondas, como em quase todos os ceitis de Sebastião, são apenas vestígios. Nestas apontava para soltas ou ponteadas.
Não devemos cair na tentação de inventar mais variedades.
Se fosse minha ia para Se 4.2.1v (O "v" pela originalidade)

Avatar do Utilizador
cmarques
MC
Mensagens: 2
Registado: 20 out 19 19:53:51
Colecção Preferencial: Monarquia Ceitis
Contacto:

Re: Ceitil com 4 torres ?

Mensagem por cmarques » 20 out 19 20:34:07

Parabéns pela aquisição, feliz que tenha ficado em boas mãos,
espero que teremos o prazer um dia destes de ver os seus ceitis serem adicionado ao Museu da Moeda.
Tem vestígios nas duas faces, estou de acordo para não acrescentar muitas variantes, salvo necessidade incontornável.
Este fica bem no 1.2.1.

Carlos
Mais de 500 ceitis para estudar e desfrutar
http://sites.google.com/site/numismatic ... a_moeda/cm

Avatar do Utilizador
Numis
MBC
Mensagens: 293
Registado: 01 mai 08 15:24:23
Colecção Preferencial: Monárquia Cunhagem Manual
Localização: Lisboa

Re: Ceitil com 4 torres ?

Mensagem por Numis » 23 out 19 16:17:05

Sem dúvida uma boa aquisição estando o anverso bem bom para o que se vê pena o reverso não estar igual mas ainda assim bem colecionavel. Parabéns

Avatar do Utilizador
fernanrei
BELA
Mensagens: 705
Registado: 30 abr 18 20:13:27
Colecção Preferencial: Monarquia
Localização: Odivelas

Re: Ceitil com 4 torres ?

Mensagem por fernanrei » 24 out 19 11:57:20

Sem dúvida alguma 4 torres, um excelente pormenor que adensa ainda mais o mundo interminável dos ceitis. Boa moedinha :like:

Responder

Voltar para “Ceitis”