V Réis 1713 D. João V

Limpeza ou não limpeza, Estados de conservação, Manutenção das colecções.
Responder

Estado de conservação

Votação encerrada em 03 set 19 13:33:49

BC
0
Sem votos
BC+
3
38%
MBC-
2
25%
MBC
3
38%
MBC+
0
Sem votos
 
Total de votos: 8

Avatar do Utilizador
fernanrei
BELA
Mensagens: 706
Registado: 30 abr 18 20:13:27
Colecção Preferencial: Monarquia
Localização: Odivelas

V Réis 1713 D. João V

Mensagem por fernanrei » 26 ago 19 13:33:49

Caros ilustres, qual a opinião que têm em relação ao estado de conservação deste numisma ? :like:

Imagem

Imagem



Avatar do Utilizador
andrade
BC
Mensagens: 177
Registado: 19 fev 16 22:05:17
Colecção Preferencial: Moedas Portuguesas

Re: V Réis 1713 D. João V

Mensagem por andrade » 28 ago 19 11:19:11

Confesso que nunca liguei nem ligo a essas classificações. Isto, porque são demasiado relativas.

Contudo, diria que será um MBC - / BC +.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33350
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: V Réis 1713 D. João V

Mensagem por Destrans » 30 ago 19 16:24:07

Moeda circulada. Relevo da gravura com consideráveis sinais de desgaste, mas com todos os pormenores bem visíveis, incluindo a legenda e data.
Ainda assim há pontos já com maior desgaste e ai é que o nosso sistema de classificação é falível.
Sou fã da classificação "ANV/REV", que para catálogos sem fotos seria mais justo para a peça e para quem consulta.

Tenha atenção a esses pontos de verdete!

Eu não classifico as minhas moedas quando ao Estado. É informação que pouco me diz, porque para mim todas contam.

Avatar do Utilizador
fernanrei
BELA
Mensagens: 706
Registado: 30 abr 18 20:13:27
Colecção Preferencial: Monarquia
Localização: Odivelas

Re: V Réis 1713 D. João V

Mensagem por fernanrei » 31 ago 19 0:30:13

Destrans Escreveu:
30 ago 19 16:24:07
Moeda circulada. Relevo da gravura com consideráveis sinais de desgaste, mas com todos os pormenores bem visíveis, incluindo a legenda e data.
Ainda assim há pontos já com maior desgaste e ai é que o nosso sistema de classificação é falível.
Sou fã da classificação "ANV/REV", que para catálogos sem fotos seria mais justo para a peça e para quem consulta.

Tenha atenção a esses pontos de verdete!

Eu não classifico as minhas moedas quando ao Estado. É informação que pouco me diz, porque para mim todas contam.
Caro ilustre, fico grato pela chamada de atenção relativamente aos pontos de corrosão. Depois de bem observada, constatei que o verdete é na verdade cuprita, quero crer que não apresenta risco, de qualquer forma, estarei atento a esse pormenor. É de facto uma moeda muito rodada, mas nestas séries de cobre é muito raro aparecerem moedas em melhores estados de conservação, por isso, esta vai ter que servir :brinde:

Responder

Voltar para “Limpeza, Conservação e Armazenamento”