Remoção de verdete | experiência

Limpeza ou não limpeza, Estados de conservação, Manutenção das colecções.
Responder
Avatar do Utilizador
andrade
BC
Mensagens: 177
Registado: 19 fev 16 22:05:17
Colecção Preferencial: Moedas Portuguesas

Remoção de verdete | experiência

Mensagem por andrade » 13 jul 17 20:10:36

Boa tarde a todos,

Tenho uma secção (um saco, diga-se :lol:) de moedas classificadas como lixo mas que utilizo para fazer experiências.

Esta foi sobre uma moeda de 20 Réis do D. Carlos. A moeda estava parcialmentea ser comida pelo verdete. A receita foi simples: mergulhada em azeite durante 5 dias. E nos últimos 2 dias juntei 3 gotas de vinagre.

Antes


Imagem



Imagem

Ao quinto dia ficaram apenas os buracos da maior parte do verdete que acabou por sair:

Imagem



Imagem



Imagem



Imagem

Para "recompor" a superfície mais afectada pela acidez, recorri a um processo de alquimia que é bastante referido na internet: utilizar sabão de enxofre ou algo do género. Disfarçou.



Imagem

Continuo a ser contra limpezas. Mas abomino verdete nas moedas. Não há milagres, mas esta vai demorar mais tempo a ficar em pó.

Aguardo comentários.

Um abraço.



Avatar do Utilizador
vma
Flor de Cunho
Mensagens: 5923
Registado: 25 jul 08 10:06:17
Colecção Preferencial: Monarquia Portuguesa
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Almada
Contacto:

Re: Remoção de verdete | experiência

Mensagem por vma » 18 set 17 22:31:54

Pois o verdete é realmente o cancro do cobre, como no meu tempo se chamava. Para o estabilizar, penso, só removendo todo o oxigénio e a humidade...
Vitor Almeida

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33350
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: Remoção de verdete | experiência

Mensagem por Destrans » 19 set 17 9:10:32

Nunca consegui remover totalmente o verdete de nenhuma moeda.
Mas se calhar sou um maçarico.

Avatar do Utilizador
vma
Flor de Cunho
Mensagens: 5923
Registado: 25 jul 08 10:06:17
Colecção Preferencial: Monarquia Portuguesa
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Almada
Contacto:

Re: Remoção de verdete | experiência

Mensagem por vma » 19 set 17 19:27:39

Destrans Escreveu: um maçarico.
pois no meu tempo também se usava o dito cujo... mas sem resultados práticos. :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Vitor Almeida

Responder

Voltar para “Limpeza, Conservação e Armazenamento”