Boa noite,
NOVIDADES NO INÍCIO DO TÓPICO (parte final da primeira postagem)
Aproveitando os novos "ingredientes" que têm sido inseridos nos últimos comentários pelo Rui e pelo Pedro e com o trabalho realizado em equipa fora do fórum, as novidades concretas e factuais neste momento, para mim, são: (respondendo um pouco aos itens que o Pedro tem alegado contra o Leal).
coroa - é novidade neste reinado os florões não cortados nas laterais - SIM - mas o Leal não é caso único: exemplo - conto de contar e real branco; O Pedro pode alegar que as imagens não são as melhores (e não) mas, mesmo o desenho não estando "perfeito" devido exactamente a esse facto, para mim é CERTO: os florões estão completos (de frente). Há arestas que saem na horizontal e diagonal a partir do centro que não enganam. caso os florões estivessem cortados nunca poderiam ter essa continuidade e direcção.
separadores - os "estranhos" separadores analetes em triângulo não estão só nos leais mas no conto de contar;
letras - "super-serifadas" ou floreadas demais até este reinado mas além do Leal outros exemplares apresentam a mesma tipologia incluindo o conto de contar recentemente apresentado; são poucos exemplares? -
SÃO. Mas fazem com que o Leal não seja o
tal caso único;
O Pedro diz: "Cada um com as suas opiniões, mas todos os argumentos vão no sentido da moeda ser desadequada da época e não encaixar no reinado em causa, mas se aceitamos tudo o que é diferente como experimentalismo então tenho a certeza que tudo é válido a partir desse momento" - peço que olhe para os últimos grafismos: se me disser que as letras do leal não têm nada a ver com o conto de contar do mesmo reinado e com o real de D. Afonso V então não digo mais nada

.
Pedro, como é lógico não se aceita todo o "experimentalismo", apenas o fundamentado, explicável, coerente, etc: penso que disse isso na brincadeira.
não haver paralelismo com o reinado de d afonso V - na minha opinião existe sim uma
linha contínua de evolução que começa precisamente no reinado de D. Duarte (ou até antes)... coroa, letras,... (ver a semelhança
estupenda na última "folha" da postagem inicial - é factual não há volta a dar);
(ainda não percebi porque é que alegam que não poderá ter começado neste reinado o aparecimento dessas "novidades)
Volto a perguntar: a coroa com florões laterais completos, segundo o Pedro, apareceu no reinado de D. Afonso V. Pergunto: São as moedas deste reinado - com esta coroa - falsas por aparecer pela primeira vez? Por ser um experimentalismo, como diz?
E agora pergunto: Porque é que no reinado anterior (D. Duarte) não se poderá ter começado a colocar esta coroa, mesmo que de uma forma
contida? (veja a lógica da continuidade - para mim faz mais sentido do que aparecer de repente em D. Afonso V)
legenda - letra "U" - existe no Leal e em outros exemplares do reinado;
Posto isto, falta o latim supostamente errado. Digo supostamente porque não faço ideia. (está-se a trabalhar nessa matéria com pessoas exteriores ao fórum)
Não estou a dizer Pedro que as palavras estão escritas correctamente - ao que parece estão mesmo mal escritas - mas a questão é se é possível que esses erros tenham explicação e que tenha acontecido mais vezes na época, quer em moedas quer em outros documentos.
Contudo gosto da exposição sobre este item do Rui - para mim tem toda a probabilidade de ter acontecido dessa forma. Aliás, é precisamente deste modo que as "línguas" evoluíram ao longo dos séculos.
Abraço