O Ceitil Árabe de D. Manuel

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por Destrans » 09 ago 11 22:35:21

9 não Laulo. A última já estava na lista, mas apenas em desenho.

Abr :brinde:



LauloBaptista
Flor de Cunho
Mensagens: 1430
Registado: 21 ago 08 17:59:30
Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por LauloBaptista » 10 ago 11 1:14:54

Os únicos desenhos que conheço destes ceitis , sâo :

O nº. 22 de Aragão é o mesmo desenho que Ferraro Vaz apresenta com o nº. E1 -67

O outro desenho que conheço é o do Magro 4.1.1 , que segundo afirmou o João é o mesmo que o do Museu Numismático Português , mas que encontro-lhe diferenças , nada posso confirmar nestes 2 dada a má imagem do ceitil do Museu.

Não conheço mais desenhos , além destes 3 , que no final resulta em 2 arábicos.

Este último do Banco de Portugal não corresponde a nenhum deles .

creative
SOB
Mensagens: 2568
Registado: 01 mai 08 14:35:49
Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
Localização: CETÓBRIGA
Contacto:

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por creative » 10 ago 11 16:13:57

Amigo Laulo eu apenas constatei um facto!

O Magro é que escreveu lá no livro que aquele desenho era o do MNP!

Além de que estamos a comparar um desenho com uma foto real. É normal que existam algumas diferenças!
"APÁ SOCE, DESLARGA-ME DA MÃO"

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por Destrans » 10 ago 11 16:33:22

A primeira ilustração, do Magro como sendo do MNP parece-me corresponder à imagem que apresentei ontem.
A do Vaz é semenhante ao descrito como exemplar da colecção do Magro.

Imagem

LauloBaptista
Flor de Cunho
Mensagens: 1430
Registado: 21 ago 08 17:59:30
Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por LauloBaptista » 10 ago 11 19:19:11

Carlos para quem percebe de desenho (visual) e não só , perceberá que a moeda espécie que apresentas a imagem , nada tem a ver com os outros desenhos para comparação .

Não será nacessário procurar mais diferenças , nem atribuir culpas aos desenhadores (Magro refere João Bispo, Desenhador do Museu Regional de Sintra e aos Sargentos Mecânicos da Escola Prática de Artilharia que fizeram a prensa para obtenção dos decalques, que reproduziram as imagens (todas para os CEITIS) , porque Magro fez-lhe os elogios merecidos e a prova é que através dos desenhos do Livro , toda a gente !? , os classifica pela observação do desenho, não esquecendo Nuno Gonçalves, José Cardim Ribeiro e José Rodrigues Marinho que revisaram todo o trabalho.


Imagem

Avatar do Utilizador
Bandadolopes
Administrador
Mensagens: 16137
Registado: 01 mai 08 2:02:47
Colecção Preferencial: Moeda Monarquia PT
Nº Sócio SPN: 3572
Nº Sócio ANP: 2070
Localização: Vilamoura / Espinho
Contacto:

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por Bandadolopes » 11 ago 11 1:32:31

Destrans Escreveu:Se o Alberto me requisitar novamente o livro, posso fazer uma digitalização melhor.
Posso tentar fazer uma imagem melhor mas, com a máquina do Carlos ficava perfeito.
Cumprimentos,

Alberto Praça

LauloBaptista
Flor de Cunho
Mensagens: 1430
Registado: 21 ago 08 17:59:30
Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por LauloBaptista » 11 ago 11 1:50:32

Amigo Alberto e Carlos , a imagem que está em piores condições é a do Museu Numismático , para comparar com a do Magro que segundo o João informa que são a mesma moeda , não quero teimar mas , quase de certeza que não foi lá que o Magro foi desenhar o arábico.

Fico a aguardar , visto ser o único dos 9 em dúvida , passariam a ser 10 se o do Museu não for o do desenho do Magro.

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por Destrans » 11 ago 11 15:47:54

Por muito bom que o ilustrador seja, nunca fará, à vista, um trabalho perfeito.
Em certos apontamentos o trabalho pode ser tendencioso. O ser humano é assim desde sempre.

A escultura grega alcançou tal perfeição e realismo, que começaram a representá-lo com algumas partes da fisionomia humana aperfeiçoadas. Embora de forma subtil, só deuses do Olimpo poderiam ter tais proporções.

Nesta sobreposição de imagens, são poucos os pontos que não batem certo, sendo que o contorno (diametro) é exactamente igual.

Imagem

Abraços pa todos

LauloBaptista
Flor de Cunho
Mensagens: 1430
Registado: 21 ago 08 17:59:30
Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por LauloBaptista » 12 ago 11 1:42:29

Afinal quem é igual a quem ?


Imagem

Este que se segue é a que foi identificada pelo João que pertence ao Museu Num Port. , estou certo ?

A que desenho corresponde ? é a melhor imagem que tenho.

Imagem

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por Destrans » 16 ago 11 12:13:17

Laulo, penso que não há razões para desconfiar e que a ilustração corresponde realmente à imagem que coloquei do museu. Inclusive a circunferência que limita o desenho da moeda corresponde.

Essa última imagem não sei de onde é :hmmm:

Já agora, fica a do AG, que faltava neste tópico:
Imagem

creative
SOB
Mensagens: 2568
Registado: 01 mai 08 14:35:49
Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
Localização: CETÓBRIGA
Contacto:

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por creative » 16 ago 11 12:36:14

Destrans Escreveu:Já agora, fica a do AG, que faltava neste tópico:
Imagem
Já estava porque é a do MNP!
"APÁ SOCE, DESLARGA-ME DA MÃO"

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por Destrans » 16 ago 11 12:38:56

Mas faltava a ilustração :twisted:

LauloBaptista
Flor de Cunho
Mensagens: 1430
Registado: 21 ago 08 17:59:30
Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por LauloBaptista » 17 ago 11 0:38:39

Esse Ceitil é o do Magro com a refª. 4.1.1 , que é igual ao do AG


O que falta nessas imagens é o do Magro com a refª. 4.1.2 , que também é diferente do Ceitil do Museu Numismático e enquanto não se arranjar uma imagem melhor do ceitil do museu , existem ou existiram 11 (onze ceitis com legenda árabe ) , se é que que a moeda é um ceitil ? já que todos os Ceitis apresentam o castelo , as torres (3 ) sempre e as ondas , e as muralhas , e essa moeda não tem as mesmas características e não aparece documentação para justificar alguma coisa do que moeda é , conjecturou-se dar-lhe o nome de Ceitil e se não fôr e a moeda tivesse outro nome ?.

Todo o comércio que se fazia com Ceuta e de onde tudo saía para Ceuta era dos portos de Tavira e Lagos.

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por Destrans » 17 ago 11 15:06:16

Só por acaso :twisted:
Já comentei no nosso chat, que a moeda, especialmente o escudo de armas, mais se assemelha às primeiras cunhagens da Índia.

Avatar do Utilizador
Bandadolopes
Administrador
Mensagens: 16137
Registado: 01 mai 08 2:02:47
Colecção Preferencial: Moeda Monarquia PT
Nº Sócio SPN: 3572
Nº Sócio ANP: 2070
Localização: Vilamoura / Espinho
Contacto:

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por Bandadolopes » 17 ago 11 19:03:50

LauloBaptista Escreveu:do Ceitil do Museu Numismático e enquanto não se arranjar uma imagem melhor do ceitil do museu , ...

Fiz umas novas imagens e mandei para o Carlos. Vamos lá ver se temos sorte com a qualidade.
Cumprimentos,

Alberto Praça

LauloBaptista
Flor de Cunho
Mensagens: 1430
Registado: 21 ago 08 17:59:30
Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por LauloBaptista » 17 ago 11 20:00:56

Chegaram os Ceitis à Índia e a muitos outros lados , se tivessem alguma intenção de mostrar a grandeza do país , à partida moedas de cobre pobretanas não serviam para nada , ou serviram para mostrar na costa africana e trocar por pequenas coisas .

O que D. Manuel I mandou levar foram boas moedas de ouro especialmente portugueses, que eram moedas grandes levadas ao pescoço e que brilhavam , para mostrar aos Sultões asiáticos que Portugal e o nosso rei D. Manuel vivia em grandeza e fartura , bem precisávamos deles agora, bastante jeito faziam.

Está justificado que esses arábicos não seguiram para Índia e os que Vasco da Gama levou (alguns) foi antes desse serem cunhados , os de D. João III , esses sim em 1536 seguiram de Lisboa para as Molucas nas Filipinas.

De acordo com o Livro dos Ceitis que comprei , com base na hipótese que Magro colocou sobre essta tipologia do ceitil de que Vasco da Gama tinha levado também "moeda miúda"
para impressionar o povo , na página 45 o possuidor anterior do meu livro que se encontra identificado , cujo nome não menciono , numa nota de rodapé da página , escreveu:
NB.Esta de "ceitis" para a Índia , não lembraria o diabo .....

Quereria ele dizer que cunhar propositadamente moedas com legenda árabe para levar para a Índia , nem por sombra poderia acontecer.

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por Destrans » 18 ago 11 9:07:36

Imagem

Imagem

LauloBaptista
Flor de Cunho
Mensagens: 1430
Registado: 21 ago 08 17:59:30
Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por LauloBaptista » 18 ago 11 9:56:26

OK. Obrigado - Vou juntar esta imagem às que tenho e tentar encontrar alguma parecença com as outras imagens para definir o quadro de ceitis árabres .

Para já tem alguns elementos identificadores pela explicação que tem junto.

LauloBaptista
Flor de Cunho
Mensagens: 1430
Registado: 21 ago 08 17:59:30
Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por LauloBaptista » 18 ago 11 12:02:32

Para tirar dúvidas , coloco as imagens do anverso do ceitil 4.1.1 do Magro e 04.01 de Alberto Gomes , e o do ceitil do Museu.

Não hhá dúvida que que a indicação do Magro se refere ao 4949 nº. do inventário de Museu.

De qualquer modo trata-se de um desenho no Livro , poderá haver algumas pequenas diferenças que se notam , mas teremos que aceitar o que refere o Magro que são a mesma coisa , juntei o do AG . que reproduz o desenho do Magro .

Resumindo são as 3 imagens do mesmo ceitil .

Imagem

Imagem

creative
SOB
Mensagens: 2568
Registado: 01 mai 08 14:35:49
Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
Localização: CETÓBRIGA
Contacto:

Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel

Mensagem por creative » 18 ago 11 12:29:04

Amigo Laulo, penso que não era necessário ter postado tantas imagens pois se os autores sempre descreveram como sendo imagens do MNP para quê duvidar?

Até porque as imagens foram todas tiradas do mesmo sitio não houveram vários desenhos do mesmo, a foto é sempre a mesma e saltou de obra em obra!
"APÁ SOCE, DESLARGA-ME DA MÃO"

Responder

Voltar para “Ceitis”