Missão impossivel: Adorno? Moeda?

Numária Hispano-Romana, Sueva, Visigoda e Muçulmana
Responder
Avatar do Utilizador
sferreira
MBC
Mensagens: 361
Registado: 28 jun 11 21:06:27
Colecção Preferencial: Républica
Localização: Aveiro / Celorico de Basto

Missão impossivel: Adorno? Moeda?

Mensagem por sferreira » 03 jan 17 20:01:57

Boa noite!

Encontrei esta "coisa" há mais de 10 anos, juntamente com alguns fragmentos de machados de pedra polida e alguma cerâmica de fabrico manual. É impossível que seja da mesma época dos machados e da cerâmica e como foi recolhido à superfície pode ser muita coisa. No entanto, estes dias, encontrei-a nas caixas das moedas "gastas" e então tentei descortinar algo sobre ela, só por curiosidade, já que é só um disco, sem nada que se perceba no campo. Fiz um esboço do que se descortina numa das faces. Alguma pista?

(26 mm; cobre)

Imagem Imagem

Imagem

Qualquer comentário é bem-vindo, mesmo que seja "não se vê nada pá!" :mrgreen:


André de Sousa Ferreira

Avatar do Utilizador
Bandadolopes
Administrador
Mensagens: 16137
Registado: 01 mai 08 2:02:47
Colecção Preferencial: Moeda Monarquia PT
Nº Sócio SPN: 3572
Nº Sócio ANP: 2070
Localização: Vilamoura / Espinho
Contacto:

Re: Missão impossivel: Adorno? Moeda?

Mensagem por Bandadolopes » 03 jan 17 20:44:09

Pelo desenho, pode ser algo sobre rodas.
Os triângulos podem ser pirâmides???
Cumprimentos,

Alberto Praça

Martins
MBC
Mensagens: 250
Registado: 17 fev 12 10:51:03
Colecção Preferencial: Batidas
Nº Sócio ANP: 1995

Re: Missão impossivel: Adorno? Moeda?

Mensagem por Martins » 04 jan 17 18:48:39

Eu aponto para esta moeda :lol:
http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 0&t=101849
Era uma moeda comum em denário,existe também em aureo e em denários forrados,se existe em metal pobre não sei.

Responder

Voltar para “Ibéricas”