Ajuda a classificar

Numária Hispano-Romana, Sueva, Visigoda e Muçulmana
Responder
JMCampos
BC
Mensagens: 108
Registado: 24 jan 13 0:19:19
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Évora

Ajuda a classificar

Mensagem por JMCampos » 26 nov 16 22:59:34

Caros amigos,

esta é uma das minhas últimas aquisições.

Imagem


Penso que seja uma Hispano-Romana, espero que do território que hoje é Portugal. No entanto, não sei de onde nem o que é.

:hmmm: :hmmm: :hmmm: :hmmm:


O reverso não está muito reconhecível, pelo que não adicionei a foto. Talvez se alguém tiver uma igual, eu consiga perceber o que lá está.

Alguém me pode ajudar ?

Obrigado !



Avatar do Utilizador
Bandadolopes
Administrador
Mensagens: 16137
Registado: 01 mai 08 2:02:47
Colecção Preferencial: Moeda Monarquia PT
Nº Sócio SPN: 3572
Nº Sócio ANP: 2070
Localização: Vilamoura / Espinho
Contacto:

Re: Ajuda a classificar

Mensagem por Bandadolopes » 27 nov 16 20:45:32

Não estou nada à vontade com estas moedas.
Parece-me a representação de uma embarcação romana (galera), típica em moedas da Republica Romana, mas parece-me um desenho demasiado pronunciado.
Mas lá está, vale o que vale, outra opinião mais avalizada poderá esclarecer bem melhor.

Imagem de uma moeda, quiça identica:


Imagem
Cumprimentos,

Alberto Praça

JMCampos
BC
Mensagens: 108
Registado: 24 jan 13 0:19:19
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Évora

Re: Ajuda a classificar

Mensagem por JMCampos » 27 nov 16 21:50:13

Alberto,

agradeço a sua ajuda.

Realmente, também não estou à vontade com elas. E como a outra face está muito gasta, não ajuda.

Vamos ver se alguém consegue dar mais alguma ideia.

Visigodo
Flor de Cunho
Mensagens: 5641
Registado: 02 mai 08 19:39:01
Colecção Preferencial: Moeda Antiga
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Aveiro

Re: Ajuda a classificar

Mensagem por Visigodo » 29 nov 16 14:03:42

:)
Trata-se de um semisse republicano anónimo de estilo marcadamente arcaico (legenda e proa de navio). Alguns autores defendem que estes bronzes já foram cunhados na Hispânia. :hmmm:

Um abraço.
António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Responder

Voltar para “Ibéricas”