Triente Sisenandys

Numária Hispano-Romana, Sueva, Visigoda e Muçulmana
Responder
Avatar do Utilizador
MBarreleiro
SOB
Mensagens: 2017
Registado: 03 mai 08 0:37:11
Colecção Preferencial: Moedas Repub + Euro
Localização: Ermesinde/Porto
Contacto:

Triente Sisenandys

Mensagem por MBarreleiro » 12 nov 16 17:26:18

Para apreciar e comentar.

ImagemImagem


Lista de Pacotes de açúcar em falta: https://www.pacotada.com/members/mpac-1050/

Visigodo
Flor de Cunho
Mensagens: 5641
Registado: 02 mai 08 19:39:01
Colecção Preferencial: Moeda Antiga
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Aveiro

Re: Triente Sisenandys

Mensagem por Visigodo » 12 nov 16 18:13:06

:)
Pelas imagens parece-me uma boa moeda em nome de Sisenando. O anverso terá de ser rodado 180º. Conhece a origem? Obrigado. :like:

Um abraço. :brinde:
António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Avatar do Utilizador
Bandadolopes
Administrador
Mensagens: 16137
Registado: 01 mai 08 2:02:47
Colecção Preferencial: Moeda Monarquia PT
Nº Sócio SPN: 3572
Nº Sócio ANP: 2070
Localização: Vilamoura / Espinho
Contacto:

Re: Triente Sisenandys

Mensagem por Bandadolopes » 12 nov 16 18:14:29

Nova colecção do Barreleiro?
Cumprimentos,

Alberto Praça

Avatar do Utilizador
MBarreleiro
SOB
Mensagens: 2017
Registado: 03 mai 08 0:37:11
Colecção Preferencial: Moedas Repub + Euro
Localização: Ermesinde/Porto
Contacto:

Re: Triente Sisenandys

Mensagem por MBarreleiro » 12 nov 16 18:32:47

Visigodo Escreveu::)
Pelas imagens parece-me uma boa moeda em nome de Sisenando. O anverso terá de ser rodado 180º. Conhece a origem? Obrigado. :like:

Um abraço. :brinde:
Sim, a origem é conhecida É a mesma desta:
ImagemImagem


ImagemImagem
Peso: 1,2g - Diâmetro 19mm
Bandadolopes Escreveu:Nova colecção do Barreleiro?
Não, de forma alguma!
Lista de Pacotes de açúcar em falta: https://www.pacotada.com/members/mpac-1050/

jsantos
BELA
Mensagens: 798
Registado: 16 out 09 20:50:14
Colecção Preferencial: Notas
Localização: Ovar

Re: Triente Sisenandys

Mensagem por jsantos » 19 nov 16 10:35:09

Triente de Sisenandys cunhado em Mérida num EC de BELA
A segunda moeda também de Sisenandys e também cunhada em Mérida mas VARIANTE diferente está num bom EC pena estar partida
São 2 belas moedas e provenientes do mesmo achado :brinde:

Avatar do Utilizador
vma
Flor de Cunho
Mensagens: 5923
Registado: 25 jul 08 10:06:17
Colecção Preferencial: Monarquia Portuguesa
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Almada
Contacto:

Re: Triente Sisenandys

Mensagem por vma » 19 nov 16 16:16:23

O que se lê na moeda é SISENANDVS que deu Sisenando.

Tudo o resto desconheço pois não sou especialista na numária visigoda (ou visigótica), o que sei é que há mais falsas do que verdadeiras. Ver artigo de JESÚS VICO MONTEOLIVA, "La falsificación en la moneda visigoda", segue o link onde se pode ver http://va.www.mcu.es/museos/docs/MC/Act ... cacion.pdf
Vitor Almeida

jsantos
BELA
Mensagens: 798
Registado: 16 out 09 20:50:14
Colecção Preferencial: Notas
Localização: Ovar

Re: Triente Sisenandys

Mensagem por jsantos » 20 nov 16 12:41:02

Sao 2 moedas de proveniencia nao duvidosa
Já estive com elas em mao
Já agora

Anverso SISENANDYS REX
Reverso EMERITA PIVS

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: Triente Sisenandys

Mensagem por Destrans » 21 nov 16 11:52:19

Lindas moedas.
Parabéns Manuel.

jsantos
BELA
Mensagens: 798
Registado: 16 out 09 20:50:14
Colecção Preferencial: Notas
Localização: Ovar

Re: Triente Sisenandys

Mensagem por jsantos » 23 nov 16 8:01:37

vma Escreveu:O que se lê na moeda é SISENANDVS que deu Sisenando.

Tudo o resto desconheço pois não sou especialista na numária visigoda (ou visigótica), o que sei é que há mais falsas do que verdadeiras. Ver artigo de JESÚS VICO MONTEOLIVA, "La falsificación en la moneda visigoda", segue o link onde se pode ver http://va.www.mcu.es/museos/docs/MC/Act ... cacion.pdf
Concordo com a opinião de que há mais falsas que verdadeiras e é sempre bom ler informação sobre isso
No entanto o que está em causa é a (as) moeda(s) exposta/(s)no tópico
Uma informação sobre moedas falsas no tópico pode gerar a ideia que a(s)moeda(s)é (são)falsa(s)
São ambas VERDADEIRAS

Avatar do Utilizador
vma
Flor de Cunho
Mensagens: 5923
Registado: 25 jul 08 10:06:17
Colecção Preferencial: Monarquia Portuguesa
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Almada
Contacto:

Re: Triente Sisenandys

Mensagem por vma » 23 nov 16 15:51:32

Como disse no início não percebo nada destas moedas e a razão de ter escrito o post numa matéria que desconheço completamente foi dizerem que o nome do rei era SISENANDYS quando o que lá está escrito é SISENANDVS pois o U escrevia-se V como se pode comprovar pela legenda do reverso onde aparece a palavra PIVS e não PIYS pois deixaria de fazer sentido.
Quanto às moedas serem verdadeiras nunca pus nem ponho em questão, e peço desculpa se o meu post causou algum mal entendido, pois como já afirmei não tenho conhecimentos nessa matéria.
As minhas desculpas.
Vitor Almeida

Responder

Voltar para “Ibéricas”