Hispano-arabe

Numária Hispano-Romana, Sueva, Visigoda e Muçulmana
Responder
Martins
MBC
Mensagens: 250
Registado: 17 fev 12 10:51:03
Colecção Preferencial: Batidas
Nº Sócio ANP: 1995

Hispano-arabe

Mensagem por Martins » 09 jun 16 8:18:56

Imagem
Imagem

Alguem me consegue ajudar a identificar esta pequenina?
Vi e revi toda a minha bibliografia e não encontrei fracção identica, nem a quem pertence?!.
Será cunhada cá no nosso território?
Toda a ajuda é bem vinda.
Só o livro morabitinos de Batalha Reis é que tem alguns principios e pistas,mas nada igual.
Num forum espanhol identificam pela seguinte forma:
"Se trata de 1/8 de dinar Anónimo y se atribuye a los Banu Hud (431-503 H)" "calendario Musulmán-que equivale ao cristão-1040-1109 d.C."
Pelo menos sei que circulou cá em Portugal por essa altura dos nossos primeiros monarcas.
Foi encontrada no nosso território,Por isso andou por cá a circular :mrgreen:
Se alguém tiver mais algumas pistas??!
fico eternamente grato,obrigado
Martins



Visigodo
Flor de Cunho
Mensagens: 5641
Registado: 02 mai 08 19:39:01
Colecção Preferencial: Moeda Antiga
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Aveiro

Re: Hispano-arabe

Mensagem por Visigodo » 11 jun 16 18:44:13

:)
Pela cronologia apontada e a confirmar-se, não é almóada (os almóadas são posteriores), poderá ser almorávida (os almorávidas dominaram o Sara em 1042), logo antes desse domínio total, ou proveniente do califado de Damasco. :hmmm:
Espero não tê-lo confundido, mas estas emissões são para mim muito difíceis de interpretar, veja lá que os caracteres e à primeira impressão, parecem-me do estilo almóada.

Um abraço.
António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Martins
MBC
Mensagens: 250
Registado: 17 fev 12 10:51:03
Colecção Preferencial: Batidas
Nº Sócio ANP: 1995

Re: Hispano-arabe

Mensagem por Martins » 15 jun 16 14:30:17

Boas tardes Diogo e Obrigado pela tua participação e ajuda.
A pequenina mede pouco mais de 13 mm de diametro e pesa de 0,4g a 0,50g será mesmo 1/8 de dinar,ou outra equivalêcia diferente?!!,ou não é mesmo dinar?
O Diogo não consegue ler nenhuma das legendas?! :roll:
E o facto de ser em ouro,não elimina parte da "seleção" de candidatos a que a moeda pertence?!!
Ou todos eles cunhavam em ouro?!
Ser cunhada cá em Portugal; está fora de questão??!
Mais alguem consegue ajudar?
:alah:

Visigodo
Flor de Cunho
Mensagens: 5641
Registado: 02 mai 08 19:39:01
Colecção Preferencial: Moeda Antiga
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Aveiro

Re: Hispano-arabe

Mensagem por Visigodo » 15 jun 16 18:13:26

:)
Parece tratar-se efetivamente de uma fração de dinar das taifas préalmódas, neste caso dos Banu Hud, a oficina não consigo identificar (a restante legenda é sempre de cariz religioso e de exaltação), mas foi no território hoje Espanha.

Um abraço.
António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Responder

Voltar para “Ibéricas”