Data/Hora: 22 Out 14 23:19:21

Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ] 
Limpeza - Noções importantes e métodos 
Autor Mensagem
SOB

Registado: 01 Maio 08 16:06:41
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Qual a melhor forma de limpar moedas?

Esta é uma questão recorrente, a que muitos respondem que a melhor forma é não limpar. Partilham desta opinião muitos numismatas experientes.

À partida, a sujidade existente não danificará o metal da moeda, ficando a mesma apenas inestética, embora haja determinados tipos de verdete que possam continuar a corroer a moeda, em particular na presença de humidade. Mas assegura-se assim, sem a limpeza, a manutenção da pátina. A pátina, ou seja, a coloração que a moeda apresenta resultante de um processo lento de oxidação natural, valoriza, para muitos coleccionadores e numismatas, a moeda.

Depois, e como a limpeza é uma tentação, e como há sempre outras posições (que podem não ser as mais correctas, mas são dignas de ser referidas) surgem diferentes métodos, até para os diferentes metais.
Logicamente, todos os métodos de limpeza devem ser sempre testados primeiro em moedas sem ou com baixo valor. Atenção, que í s vezes os maus resultados de uma limpeza só são ví­siveis quando a moeda começa a repatinar naturalmente, em particular nas moedas de cobre e bronze (e dependendo do método utilizado).

Eu, pessoalmente, estou fã actualmente da pasta de dentes. Apenas a pasta, e passo docemente com o dedo (não devia, devido í  gordura da pele...) e lavo em água corrente. Limpo e seco bem (sem esfregar) e vai para o álveolo. Só utilizo esta metodologia com moedas comuns, tipo correntes e muito sujas, e de metais 'brancos' (alumí­nio, cupro-ní­quel, prata...).

Há várias variantes; há quem utilize a pasta de dentes e a água corrente ser morna; há quem seque com secador; há quem depois do secador deixe a moeda ao ar algumas horas.
Advertências da utilização da pasta de dentes: bem, a pasta de dentes possui areia nos seus componentes (silica). Quem achar que a mesma poderá riscar o campo das moedas (e pode, se for 'esfregada' com alguma força), pode experimentar com gel dos dentes (pasta lí­quida). Ainda não experimentei nem tive qualquer feedback relativamente a isso.

Para moedas de cobre, parece que o gasóleo (diesel), com uma escova de dentes de cerdos suaves reúne consenso.
Este método é expansí­vel a moedas de bronze, latão e ferro.
O procedimento é deixar algum tempo imerso (pode variar de um dia para o outro a uma semana) e ir verificando como a moeda se encontra, escovando gentilmente. Nestas moedas, nunca as passe por água a seguir (o verdete formar-se-ia rapidamente).

Para retirar o verdete, caracteristico das moedas de cobre, é recomendado também o gasóleo; em alternativa, surge o óleo de amendoas doces; ou também o Amoní­aco, álcool e secagem. Também foi referido neste fórum queimar o verdete, com uma chamada alimentada por gás. Este método é recomendado com muita cautela, uma vez que a moeda tem de ser sujeita í  chama o tempo necessário para queimar (retirar) o verdete mas sem danificar a moeda. Vejam aqui: http://numaria.freeforums.org/d-pedro-i ... ht=verdete

Por falar em amoní­aco, o MARPAL e semelhantes, são produtos que são í  base de amoní­aco. É preciso cuidado com estas aplicações, uma vez que além de se limpar a moeda, a mesma fica com um brilho incaracteristico e pode até apresentar odor.
Mas também são recomendados por alguns coleccionadores procedimentos com este tipo de agente, como por exemplo:
Lavar numa solução aquosa (prop. 1 para 3) de amónia (CUIDADO com o cheiro) e água.
Os produtos próprios de limpeza para moedas são, curiosamente, preteridos relativamente a alguns procedimentos já mencionados.
Polidores de metais (Duraglit, Coração ou similares): há quem utilize, embora desgastem o metal; desgastando a superfí­cie da moeda, fica com um brilho completamente artificial (diferente do brilho de cunhagem) e a moeda dificilmente recuperará uma pátine normal.

Um método interessante é sem dúvida o ENO (passo a publicidade). Parece que tem bons efeitos em moedas de alpaca, ní­quel e prata.

Métodos fí­sicos simples: Borracha verde para lápis, borracha vermelha-alaranjada.... e a azul para os casos mais bicudos.

Outros métodos já referenciados pela positiva mas não tão comuns:
Bicarbonato de sódio; Óleo WD-40 Anti-ferrugem (tudo o que for spray ou de composição gordurosa - óleos, azeite, etc - devem ter o cuidado de assegurar que toda a moeda, rebordos incluidos, contactam com o mesmo); Álcool; Ferver com azeite e óleo; Semorin (um anti-gordura); Detergente; Sabão; Acetona; Sumo de limão diluido, durante vários dias, esfregando com o dedo (com ou sem adição de sal)...

Para moedas mais antigas, há quem utilize cirilo e uma escova de arames de ourives.

Há novos métodos cujos resultados ainda não reunem consenso, como o recurso a ultrassons e electrólise.

Não utilizar:
Produtos clorados: Ácido Muriático/Cloridrico, mesmo que diluidos.

Incrustações: podem tentar retirar gentilmente com alfinete, mas para mãos menos experientes, sugere-se um palito, podendo este estar previamente amolecido com água (atenção í  água em moedas de metais pobres - cobres e afins).

Limpeza da moedas antigas (profissional?, em inglês, com imagens): Vejam aqui: http://provincial-romans.com/alt.html

Envernizar?
Também não é recomendado pela maioria dos coleccionadores.
Mas caso o façam o verniz "banana" é o aconselhado. Há marcas de coleccionismo que também vendem vernizes apropriados e o produto para o remover.
Renaissance Wax: o que é? http://www.vcoins.com/ancient/jwalker/s ... oduct=1125
WD-40: Recomendado por uns mas desaconselhado por outros, que sugerem o verniz de marcas especializadas em coleccionismo.
O verniz, qualquer que seja, deve ser sempre aplicado em camadas uniformes e por toda a moeda, incluindo rebordos. Deve assegurar-se que não ficaram pequenas áreas ou pontos sem verniz.

O óleo de motor queimado, embora possa ser recomendado para limpeza, é particularmente recomendado para repatinagem de moedas antigas de metais pobres.

Agradeço que postem imagens do antes e depois e qual o método utilizado para ilustrar!

01 Maio 08 19:03:41
REG

Registado: 22 Fev 09 15:32:34
Embora este tópico seja antigo, está sempre actualizado.

Fiz uma busca no Google com as palavras "tirar verdete moedas prata" e o primeiro link para um site que me apareceu foi este!

Fiquei bastante esclarecida e agradeço muito esta informação, pois de uma forma resumida, esclarece muito bem as diversas hipóteses de limpar moedas. :D

http://www.megaleiloes.pt/LEILOES-DE-tvfalcao

13 Fev 11 12:00:44
SOB

Registado: 14 Dez 10 19:00:27
Colecção Preferencial: Moedas Portuguesas
Nº Sócio ANP: 2012
Obrigado. Tenho de experimentar com umas fraquinhas para depois arriscar um destes métodos com as outras.

05 Abr 11 19:55:31
MC

Registado: 04 Ago 12 21:44:48
Colecção Preferencial: Moedas Euro
o método que uso em euros circuladas e já o meu pai usava para moedas da república é deixar um ou dois dias em sumo de limão com água... nas moedas mais sujas parecem ficar mais limpas. em moedas que trago do banco ou que compro em boas condições limpo com um pano sem esfregar. quando dizem que uma moeda circulada pode ficar danificada com limpeza quer dizer o quê? as moedas circuladas também têm algum tipo de camada que se perde na limpeza?

é que eu ainda não consegui entender o que se perde com a limpeza.

desculpem desde já a nabice :mrgreen:

02 Dez 12 22:38:06
Flor de Cunho

Registado: 25 Jul 08 10:06:17
Colecção Preferencial: Monarquia Portuguesa
incubus_666 Escreveu:
o método que uso em euros circuladas e já o meu pai usava para moedas da república é deixar um ou dois dias em sumo de limão com água... nas moedas mais sujas parecem ficar mais limpas. em moedas que trago do banco ou que compro em boas condições limpo com um pano sem esfregar. quando dizem que uma moeda circulada pode ficar danificada com limpeza quer dizer o quê? as moedas circuladas também têm algum tipo de camada que se perde na limpeza?

é que eu ainda não consegui entender o que se perde com a limpeza.

desculpem desde já a nabice :mrgreen:

O que se perde com a limpeza chama-se patina...

02 Dez 12 23:18:13
Perfil WWW
Administrador

Registado: 16 Maio 08 18:51:40
Colecção Preferencial: Notas
Nº Sócio ANP: 1979
e sumo de limão é corrosivo... :mrgreen:

02 Dez 12 23:43:21
BELA

Registado: 19 Maio 12 2:12:45
Colecção Preferencial: Moeda
ja esprimentei o cirilo em ceitis e dinheiros e afins

uns ganharam verdete ao fim de 5 anos. as que estao em alvelolo, ainda n sei o resultado.

estao na casa da sogra ainda!

04 Dez 12 11:41:26
Perfil WWW
REG

Registado: 31 Ago 13 21:13:17
Colecção Preferencial: Republica
'Um método interessante é sem dúvida o ENO (passo a publicidade). Parece que tem bons efeitos em moedas de alpaca, ní­quel e prata' aquilo para o estomago ou é outro produto? obrigado :like: :lol:

31 Ago 13 22:29:55
Administrador

Registado: 16 Maio 08 18:51:40
Colecção Preferencial: Notas
Nº Sócio ANP: 1979
Pedro não se preocupe tanto com a limpeza das moedas, isso só deverá ser feito mesmo em ultimo caso....

e sim, o ENO é aquele produto para o estômago

01 Set 13 0:04:50
REG

Registado: 31 Ago 13 21:13:17
Colecção Preferencial: Republica
Sim eu sei mas tenho algumas mesmo muito sujas as outras deixo como estão :) obrigado :like:

01 Set 13 12:06:27
MC

Registado: 27 Ago 13 9:29:26
Colecção Preferencial: Moedas republica
Chegaram às mãos umas moedas de prata, com um brilho estranho.

Perguntei o que lhes tinha acontecido, e tinham ficado tempo a mais em MARPAL.
O resultado é um brilho distinto, estando a parte a baixo relevo muito baça.

Existe alguma forma de tentar tratar deste problema, ou devo considerar estas moedas só como prata ?
É que as moedas estão em bom estado de conservação ... excepto esta "pequena" questão.

02 Set 13 14:17:31
REG

Registado: 23 Set 13 10:19:15
Colecção Preferencial: moeda republica
Olá
Obrigado por este topico, muito interessante.

23 Set 13 14:43:56
MC

Registado: 31 Out 13 12:26:32
Colecção Preferencial: moedas e notas no geral
Tópico bastante interessante.
Vi alguns vídeos no youtube de pessoas a lavarem moedas com vinagre e sal, salvo se me escapou, ninguém referiu esse método.
Alguém já experimentou, aconselham/desaconselham ?

03 Nov 13 22:27:02
Administrador

Registado: 01 Maio 08 2:02:47
Colecção Preferencial: Moeda Monarquia PT
Nº Sócio SPN: 3572
caetano Escreveu:
Vi alguns vídeos no youtube de pessoas a lavarem moedas com vinagre e sal, salvo se me escapou, ninguém referiu esse método.
Alguém já experimentou, aconselham/desaconselham ?

Totalmente desaconselhável. O vinagre é ácido e como tal agressivo para limpar moedas. Deve-se partir sempre do principio que o melhor é não limpar a não ser em casos extremos.

Alberto Praça

03 Nov 13 23:23:30
Perfil WWW
BC

Registado: 03 Dez 10 2:26:31
Eu só limpo se tiver vedete ou algo que degrade o metal da moeda :vict:

30 Jan 14 15:49:26
MC

Registado: 31 Mar 14 0:57:31
Colecção Preferencial: Selos MOEDAS e outros
Olá a todos!
Tenho usado a borracha em alguns casos e o resultado tem sido bom.Noutros casos não sei mesmo como fazer,mas a leitura deste tópico esclareceu-me.
Já tive uma má experiência fruto da ignorância(minha) :cry: .Usei vinagre para tentar limpar uns cêntimos islandeses e deixei-os a "marinar". O resultado foi desastroso e as moeditas ficaram todas corrompidas.
Felizmente o forum deu-me(e continua a dar) todas as dicas que necessárias para não cometer mais erros.
Aprendi mais nestas semanas de forum do que nos 40 anos em que fui juntando moedas,já que sou um filatelista que também adora moedas.
Obrigado. :like:

26 Maio 14 23:16:48
Responder a este Tópico   [ 16 mensagens ] 

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído

Ir para:  
POWERED_BY
Designed by ST Software for PTF.
Traduzido por: AlojaGratis
Frum de discusso sobre coleccionismo, nomeadamente numismtica, notafilia, filatelia, medalhística ou qualquer outro tipo de colecionismo, numismas, moedas, notas, selos, cdulas, medalhas, notas, moedas ouro, moedas prata, moedas antigas, ceitil ou ceitis, monarquia, euros, moedas repblica, postais, compras, vendas, leiles, coleccionismo, coleccionveis, antigas, casa da moeda, catlogo, coleccionadores, moeda de Portugal, dinheiro, escudos, moeda estrangeira, moeda portuguesa, papel moeda, sistema monetrio, etc.