"Envelhecimento" ou degradação?

Limpeza ou não limpeza, Estados de conservação, Manutenção das colecções.
Responder
Avatar do Utilizador
andrade
BC
Mensagens: 177
Registado: 19 fev 16 22:05:17
Colecção Preferencial: Moedas Portuguesas

"Envelhecimento" ou degradação?

Mensagem por andrade » 29 ago 19 19:33:47

Boa tarde ao fórum.

Tenho várias peças - maioritariamente pratas - em estados superiores que apresentam/começam a apresentar manchas como as que apresento abaixo.

O que aqui vemos decorre do processo de criação da pátine da moeda ou devo estar preocupado por ser algo bem mais grave como, por exemplo, criação de verdete?

As moedas estão em alvéolo em local seco e resguardado de humidade.

Aguardo ajuda. ObrigadoImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk




Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33350
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re:

Mensagem por Destrans » 30 ago 19 16:19:48

Creio são reacções químicas normais do metal, em contacto com o ar ou até da composição da liga.
O verdete só é preocupante nas moedas medievais pois a liga de bolhão e a de cobre são aptas ao aparecimento dessa terrível doença.

Responder

Voltar para “Limpeza, Conservação e Armazenamento”