Remover Verdete que está activo
- eurocidadao
- SOB
- Mensagens: 1480
- Registado: 19 set 08 13:20:14
- Colecção Preferencial: Monarquia
- Nº Sócio SPN: 0
- Nº Sócio ANP: 0
- Localização: Albufeira
Remover Verdete que está activo
Boas, alguém tem sugestões para remover verdete activo de um cobre ? Sem estragar a moeda como é evidente !!!
cumps
cumps
-
Rui
- Flor de Cunho
- Mensagens: 1393
- Registado: 14 abr 11 4:15:36
- Colecção Preferencial: HispRomanas Monarquia
Re: Remover Verdete que está activo
O único método que não deixa buraco é a "fossilização" do verdete com solução etílica de BTA. A solução é altamente cancerígena por isso poucos têm coragem para usar. Assim costuma-se danificar um pouco mais "queimando" o verdete com água oxigenada 120v ou então descascando totalmente a moeda por abrasão, electrolise ou solução corrosiva.
Há quem tenha obtido resultados com óleos de amêndoas ou azeite e até com soluções etílicas variadas, inclusivamente com bagaço, sendo que esta última pode demorar anos.
Infelizmente após o bicho começar, aquele bocadinho de verde nunca mais retorna ao relevo original. A melhor maneira de evitar a formação do bicho é impedir a condensação de água na moeda, protegê-la da humidade em geral com bons desumidificadores evitando assim a formação de ácido sulfúrico corrosivo. Pessoalmente uso um eléctrico com sensor e actuador, mantendo um máximo de 30% de humidade e um higroscópico à base de carbonato, quando arranjo uma moeda com bicho costumo queimar com amoníaco puro, água oxigenada ou com alfinete, tapando o pontinho com R. Wax. É de evitar descascar a moeda toda, acho...
Há quem tenha obtido resultados com óleos de amêndoas ou azeite e até com soluções etílicas variadas, inclusivamente com bagaço, sendo que esta última pode demorar anos.
Infelizmente após o bicho começar, aquele bocadinho de verde nunca mais retorna ao relevo original. A melhor maneira de evitar a formação do bicho é impedir a condensação de água na moeda, protegê-la da humidade em geral com bons desumidificadores evitando assim a formação de ácido sulfúrico corrosivo. Pessoalmente uso um eléctrico com sensor e actuador, mantendo um máximo de 30% de humidade e um higroscópico à base de carbonato, quando arranjo uma moeda com bicho costumo queimar com amoníaco puro, água oxigenada ou com alfinete, tapando o pontinho com R. Wax. É de evitar descascar a moeda toda, acho...
Última edição por Rui em 17 mai 15 22:57:11, editado 1 vez no total.
- eurocidadao
- SOB
- Mensagens: 1480
- Registado: 19 set 08 13:20:14
- Colecção Preferencial: Monarquia
- Nº Sócio SPN: 0
- Nº Sócio ANP: 0
- Localização: Albufeira
Re: Remover Verdete que está activo
Obrigado Rui, por agora acho que vou para o banho em oleo de amendoas doces e aprofundar os meus conhecimentos nos outros metodos que descreveste !!
Abraço
Abraço
- palves
- MBC
- Mensagens: 320
- Registado: 14 mai 10 11:18:31
- Colecção Preferencial: Cunhagem manual
- Localização: Aveiro
Re: Remover Verdete que está activo
Eu testemunho a favor do conselho do Rui! Provas dadas por experiência própria.
Museu da Moeda - http://www.museumoeda.com
- eurocidadao
- SOB
- Mensagens: 1480
- Registado: 19 set 08 13:20:14
- Colecção Preferencial: Monarquia
- Nº Sócio SPN: 0
- Nº Sócio ANP: 0
- Localização: Albufeira
Re: Remover Verdete que está activo
Acredito perfeitamente, falta é saber fazer aquelas coisas todaspalves Escreveu:Eu testemunho a favor do conselho do Rui! Provas dadas por experiência própria.
-
Rui
- Flor de Cunho
- Mensagens: 1393
- Registado: 14 abr 11 4:15:36
- Colecção Preferencial: HispRomanas Monarquia
Re: Remover Verdete que está activo
Corrigi a sintaxe do texto anterior, escrito com o tlm não se entendia.
É molhar um palito na solução escolhida e ir esfregando no "bicho" com muita calma até "queimar". Depois basta selar o local com uma boa cera e proteger da humidade...dura mais 1000 anos
É molhar um palito na solução escolhida e ir esfregando no "bicho" com muita calma até "queimar". Depois basta selar o local com uma boa cera e proteger da humidade...dura mais 1000 anos
- eurocidadao
- SOB
- Mensagens: 1480
- Registado: 19 set 08 13:20:14
- Colecção Preferencial: Monarquia
- Nº Sócio SPN: 0
- Nº Sócio ANP: 0
- Localização: Albufeira
Re: Remover Verdete que está activo
Obrigado RuiRui Escreveu:Corrigi a sintaxe do texto anterior, escrito com o tlm não se entendia.
É molhar um palito na solução escolhida e ir esfregando no "bicho" com muita calma até "queimar". Depois basta selar o local com uma boa cera e proteger da humidade...dura mais 1000 anos
-
Garcia Horta
- BC
- Mensagens: 58
- Registado: 17 jan 17 20:29:29
- Colecção Preferencial: IMPÉRIO ROMANO
Re: Remover Verdete que está activo
TIRAR VERDETE QUEIMANDO COM AMONÍACO? COMO SE FAZ?
- argolas
- Administrador
- Mensagens: 15979
- Registado: 16 mai 08 18:51:40
- Colecção Preferencial: Notas
- Nº Sócio SPN: 0
- Nº Sócio ANP: 1979
- Localização: Lisboa
Re: Remover Verdete que está activo
Boa noite amigoGarcia Horta Escreveu:TIRAR VERDETE QUEIMANDO COM AMONÍACO? COMO SE FAZ?
Já agora gostaríamos que fizesse uma pequena apresentação, gostamos de conhecer quem nos entra em casa e se junta a nós.
Teresa
-
Garcia Horta
- BC
- Mensagens: 58
- Registado: 17 jan 17 20:29:29
- Colecção Preferencial: IMPÉRIO ROMANO
Re: Remover Verdete que está activo
APRESENTAÇÃO
Sou um simples ajuntador de moedas registado como Garcia Horta. Dedico-me também à pintura. A minha ajuntação de moedas
varia ente a Republica Portuguesa, Monarquia e Imperadores do Império Romano. Tenho representados 90 imperadores e Imperatrizes
na minha colecção tendo intenção de ir até ao infinito (da minha vida). Quanto à República faltam-me cerca de 4 exemplares....cent 22, 2 cent 22 mais mód menor e 5 centv 25 os resto tá tudo....mesmo algumas curiosidades.
Que mais posso dizer de mim Teresa? Encontram-me no face em Idalmiro Garcia Mendes Bastos
Sou um simples ajuntador de moedas registado como Garcia Horta. Dedico-me também à pintura. A minha ajuntação de moedas
varia ente a Republica Portuguesa, Monarquia e Imperadores do Império Romano. Tenho representados 90 imperadores e Imperatrizes
na minha colecção tendo intenção de ir até ao infinito (da minha vida). Quanto à República faltam-me cerca de 4 exemplares....cent 22, 2 cent 22 mais mód menor e 5 centv 25 os resto tá tudo....mesmo algumas curiosidades.
Que mais posso dizer de mim Teresa? Encontram-me no face em Idalmiro Garcia Mendes Bastos

