Estou a adorar esta discussão, que nos prova que a numismática pode ser algo mais do que:
1-olhar para o rasto do pneu e verificar se apresenta ainda aquelas protuberâncias de plàstico que indicam "novo";
2-Abrir o livro do pensamento único e dar um número ao pneu.
Tentanto ir mais além no debelar de dúvidas acerca da classificação destas moedas de D. Fernando, e procurando resposta para as metáforas da "bíblia" acerca de estrelas e cruzes, apresento os meus desprezíveis exemplares, que tive o arrojo de juntar para ter um de cada e assim poder perceber coisas que, à partida, estão rotuladas como sendo "do oculto", indesejáveis e, acima de tudo, desinteressantes.
Ora vejam:
E agora a parte de trás:
Pessoalmente, tive alguma dificuldade em encontrar os dois exemplares da linha de baixo, à esquerda. É que segundo coisas que já li, parece que talvez as rosetas, com âmago e sem âmago, possam ser o que diferencia as emissões de bolhão das de cobre. Talvez possam os dinheiros de rosetas de âmago vazado ser afinal meios torneses atípicos de cruz e os demais, sim, os verdadeiros meios reais atípicos de D. Fernando...
Um exercício que não recomendo é o de contar o número de pétalas e fazer associações com os âmagos. Tudo impropérios de gente que não tem que fazer. E sobretudo gente iletrada, porque se querem fazer esse exercício é porque não leram a bíblia e não a aprenderam. Se a tivessem aprendido, era tudo muito diferente. Agora coleccionavam hóstias e contas de terços e não queriam cá saber de moedas.
Depois ainda, não tendo eu também encontrado as estrelas (não duvido que haja quem as veja, atenção, já me contaram coisaa piores), acabei por dar com uma cruz (linha de baixo, à direita) que parece ter alguns braços a dar para o triangular, quando os da bíblia são rectos ou assim, mas com a terminação não potentada em alguns (assim como vem na bíblia).
Peço desculpa se o assunto não suscitar interesse, por as moedas não estarém "parabéns num excelente estado de conservação, caro______". Se assim for, fica a minuta, como forma de participação cívica.
