
Meio vintém de D. João II do Porto - Cunhos de Egas Gonçalves
-
numisiuris
- MBC
- Mensagens: 397
- Registado: 24 jun 14 19:11:59
- Colecção Preferencial: Monarquia
- Nº Sócio ANP: 2045
- Contacto:
Meio vintém de D. João II do Porto - Cunhos de Egas Gonçalves
Entrada para a colecção, directamente do 123 da numisma. Para quem ainda não leu o artigo publicado na revista Moeda, funciona como um bom mote para aguçar a curiosidade.


- Mongedasilva
- SOB
- Mensagens: 1248
- Registado: 08 nov 11 1:28:26
- Colecção Preferencial: moedas da monarquia
- Nº Sócio SPN: 1904
- Nº Sócio ANP: 439
Re: Meio vintém de D. João II do Porto - Cunhos de Egas Gonçalves
Um bonito exemplar e o artigo publicado na revista MOEDA só o valoriza.
A MINHA COLECÇÃO
Manual-https://drive.google.com/open?id=1N3SWt ... GBPbgt-RMo
Portugal - Cunhagem Mecânica
Portugal - Colónias
Manual-https://drive.google.com/open?id=1N3SWt ... GBPbgt-RMo
Portugal - Cunhagem Mecânica
Portugal - Colónias
- Destrans
- Administrador
- Mensagens: 33347
- Registado: 07 mai 08 12:55:13
- Colecção Preferencial: Monarquia
- Nº Sócio SPN: 3626
- Nº Sócio ANP: 2013
- Localização: Aldeia RB
- Contacto:
Re: Meio vintém de D. João II do Porto - Cunhos de Egas Gonçalves
Gostei mais deste textos do que os dois publicados na NVMMVS, de tom mais acusador do que esclarecedor.
Aprendi também quem era Egas Gonçalves.
Aprendi também quem era Egas Gonçalves.
-
trofa
- Flor de Cunho
- Mensagens: 384
- Registado: 22 jan 11 21:06:35
- Colecção Preferencial: Moeda Republica
- Nº Sócio SPN: 0
- Nº Sócio ANP: 0
- Localização: Seixal
Re: Meio vintém de D. João II do Porto - Cunhos de Egas Gonçalves
Concordo com o Carlos, fiquei com muita curiosidade com o que vem aí seguir com a avaliação dos cobres.
Semper Discentes
-
petercoin
- BC
- Mensagens: 112
- Registado: 11 ago 14 10:39:22
- Colecção Preferencial: monarquia
Re: Meio vintém de D. João II do Porto - Cunhos de Egas Gonçalves
A moedinha está bem bonita e não aparecem muitos. Parabéns 
E é bom ver que ainda há quem leia
Faltava agora que as leiloeiras, os museus e afins se mantivessem informados, mas isso é uma guerra perdida :(
E é bom ver que ainda há quem leia
Faltava agora que as leiloeiras, os museus e afins se mantivessem informados, mas isso é uma guerra perdida :(
- vma
- Flor de Cunho
- Mensagens: 5923
- Registado: 25 jul 08 10:06:17
- Colecção Preferencial: Monarquia Portuguesa
- Nº Sócio SPN: 0
- Nº Sócio ANP: 0
- Localização: Almada
- Contacto:
Re: Meio vintém de D. João II do Porto - Cunhos de Egas Gonçalves
E assim se vai construindo o futuro... parabéns aos autores e parabéns ao possuidor da "moedita".
Foi assim que tentei individualizar as moedas dos Filipes e penso que este é o caminho certo para resolver muitas questões em aberto na numária portuguesa. E já agora que estamos no "aguçar a curiosidade" o reinado de D. António vai na mesma linha de "pensamento"...
Foi assim que tentei individualizar as moedas dos Filipes e penso que este é o caminho certo para resolver muitas questões em aberto na numária portuguesa. E já agora que estamos no "aguçar a curiosidade" o reinado de D. António vai na mesma linha de "pensamento"...
Vitor Almeida
-
petercoin
- BC
- Mensagens: 112
- Registado: 11 ago 14 10:39:22
- Colecção Preferencial: monarquia
Re: Meio vintém de D. João II do Porto - Cunhos de Egas Gonçalves
Eu e o Iuri comecamos com este tipo de abordagem também com D. António.vma Escreveu: ↑12 ago 20 12:12:19E assim se vai construindo o futuro... parabéns aos autores e parabéns ao possuidor da "moedita".
Foi assim que tentei individualizar as moedas dos Filipes e penso que este é o caminho certo para resolver muitas questões em aberto na numária portuguesa. E já agora que estamos no "aguçar a curiosidade" o reinado de D. António vai na mesma linha de "pensamento"...
Identificamos dois abridores em Angra, o estudo está no outro forum, mas é capaz de ser difícil de encontrar. O Iuri acabou por ter paciência para o transformar num pequeno pdf, deixo link para ele porque pode ser que ajude.
https://drive.google.com/file/d/1sKwfhR ... sp=sharing
- vma
- Flor de Cunho
- Mensagens: 5923
- Registado: 25 jul 08 10:06:17
- Colecção Preferencial: Monarquia Portuguesa
- Nº Sócio SPN: 0
- Nº Sócio ANP: 0
- Localização: Almada
- Contacto:
Re: Meio vintém de D. João II do Porto - Cunhos de Egas Gonçalves
Muito obrigado pela informação que desconhecia. Vai-me ser muito útil.
Vitor Almeida
-
petercoin
- BC
- Mensagens: 112
- Registado: 11 ago 14 10:39:22
- Colecção Preferencial: monarquia
Re: Meio vintém de D. João II do Porto - Cunhos de Egas Gonçalves
Dei uma volta pelo outro forum e afinal os posts onde se fez o trabalho e todo o texto associado já não estão disponíveis :(
O pdf é basicamente a soma de conclusões e uma colagem das imagens, os posts eram mais engracados porque davam para ver a evolucão do trabalho, mas infelizmente penso que se terão perdido..
Além da informacão do pdf identificaram-se 4 momentos de cunhagem em Angra (ou pelo menos 4 tipologias distintas). Deixo a foto porque não está no pdf. A imagem fica pequena, mas abrindo num novo separador e aumentando tem óptima definicão..

Também se fez algum trabalho no que toca aos carimbos, se der com as imagens ainda as partilho.
- vma
- Flor de Cunho
- Mensagens: 5923
- Registado: 25 jul 08 10:06:17
- Colecção Preferencial: Monarquia Portuguesa
- Nº Sócio SPN: 0
- Nº Sócio ANP: 0
- Localização: Almada
- Contacto:

