O PILARTE DE D. FERNANDO I

Numária cunhada desde D. Afonso Henriques até D. Pedro, o Prí­ncipe Regente.
Avatar do Utilizador
LeandroM
BC
Mensagens: 129
Registado: 28 mai 14 23:03:56
Colecção Preferencial: Monarquia

O PILARTE DE D. FERNANDO I

Mensagem por LeandroM » 12 mai 15 17:39:53

Imagem

(Clique na imagem para efectuar o download do ficheiro)
Última edição por LeandroM em 18 mai 15 23:26:18, editado 8 vezes no total.



Avatar do Utilizador
eurocidadao
SOB
Mensagens: 1480
Registado: 19 set 08 13:20:14
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Albufeira

Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

Mensagem por eurocidadao » 12 mai 15 17:49:03

Excelente analise e apresentação :like: :like: :like: :like:
Parabéns a todos os envolvidos :brinde: :brinde: :brinde:

Avatar do Utilizador
lmsalgado
Moderador Global
Mensagens: 3677
Registado: 08 set 09 10:10:32
Colecção Preferencial: Cunhagem manual + Fichas
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: V.N.Famalicão / Aveiro

Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

Mensagem por lmsalgado » 12 mai 15 20:13:07

Muito bom e excelente apresentação :claps: :claps: :claps: :claps:

Uma pergunta: quão exaustiva é a análise das diferenças das diferentes casas da moeda, foi usada uma amostra dos vários exemplares ou apenas um exemplar de cada? Isto para saber se as diferenças denunciadas são sintomáticas ou se poderão ser apenas variações de estilo dos cunhadores.

Bom trabalho :brinde:

✠ Procuro informações de Fichas e Tésseras portuguesas para o inventário em
http://www.numismatas.com/phpBB3/viewtopic.php?t=12520


Avatar do Utilizador
LeandroM
BC
Mensagens: 129
Registado: 28 mai 14 23:03:56
Colecção Preferencial: Monarquia

Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

Mensagem por LeandroM » 13 mai 15 0:19:39

Viva,

No trabalho foram usados apenas 3 exemplares mas que são representativos da grande generalidade dos seus "pares".

Ou seja:
Tal como nos exemplares de Lisboa ou do Porto usados no trabalho também a grande generalidade tem "aquelas" letras, "aquelas" cruzes, "aqueles" sinais, "aquelas" punções, etc... Teve-se em consideração um grande número de moedas para seleccionar estes.
Evidentemente que cada um tem as suas particularidades. É natural que se encontre um exemplar que tenha uma letra diferente, ou um florão ligeiramente mais comprido, uma legenda ligeiramente diferente...
Digamos que os exemplares usados são os standart... :)

Já no caso do pilarte de Miranda, atendendo aos poucos exemplares (verdadeiros) que andam por aí foi mais complicada essa selecção, embora isso esteja referido no trabalho.

Abraço

Rui
Flor de Cunho
Mensagens: 1393
Registado: 14 abr 11 4:15:36
Colecção Preferencial: HispRomanas Monarquia

Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

Mensagem por Rui » 13 mai 15 0:46:51

Ficou fantabuloso Leandro! :D :D :D

Até propunha uma divisão por séries, por exemplo um capítulo pré guerra, outro durante a guerra, a série pilarte, grave, barbuda e as principais séries do saneamento monetário para fechar...

No fim quem sabe fazer um livrinho :D

Visigodo
Flor de Cunho
Mensagens: 5641
Registado: 02 mai 08 19:39:01
Colecção Preferencial: Moeda Antiga
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Aveiro

Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

Mensagem por Visigodo » 15 mai 15 18:03:19

:)
Excelente, parabéns a todos os envolvidos. :claps:

Um abraço. :brinde:
António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Avatar do Utilizador
palves
MBC
Mensagens: 320
Registado: 14 mai 10 11:18:31
Colecção Preferencial: Cunhagem manual
Localização: Aveiro

Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

Mensagem por palves » 15 mai 15 20:38:05

A César o que é de César. O mérito é todo do Leandro.

Parabéns Leandro o trabalho final está fantástico.

PS: Está a ser ultimada uma nova versão. Novidades em breve
Museu da Moeda - http://www.museumoeda.com

Avatar do Utilizador
EngTrig
Flor de Cunho
Mensagens: 448
Registado: 11 dez 12 17:58:46
Colecção Preferencial: Condecoracoes antigas
Nº Sócio SPN: 1577
Nº Sócio ANP: 0
Contacto:

Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

Mensagem por EngTrig » 18 mai 15 14:58:41

Caríssimos Leandro e seus colaboradores, sinceramente fiquei maravilhado com o vosso trabalho, de desconstrução numismática e análise visual dos componentes da gravura.

Só que trabalha com o photoshop se dá conta das muitas horas de trabalho que aí estão escondidas, e do muito saber nessa especialíssima arte do tratamento visual de imagens. Creio poder dizer que este e o vosso anterior trabalho sobre os morabitinos, inaugura uma nova era da ciência numismática, a ciência digital numismática. Os meus parabéns.

Cumprimentos,
A Trigueiros

Avatar do Utilizador
LeandroM
BC
Mensagens: 129
Registado: 28 mai 14 23:03:56
Colecção Preferencial: Monarquia

Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

Mensagem por LeandroM » 18 mai 15 23:32:20

Boa noite,

Obrigado a todos pelo feedback positivo a este pequeno trabalho - apesar de pequeno está aqui muita dedicação e paixão por esta "treta" :) .

Gente que fez este documento acontecer:

PAULO ALVES | JOÃO SILVA | RUIFB | LEANDRO MACHADO | JOSÉ MATOS

(o estudo continua... com outras temáticas)

Avatar do Utilizador
Bandadolopes
Administrador
Mensagens: 16137
Registado: 01 mai 08 2:02:47
Colecção Preferencial: Moeda Monarquia PT
Nº Sócio SPN: 3572
Nº Sócio ANP: 2070
Localização: Vilamoura / Espinho
Contacto:

Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

Mensagem por Bandadolopes » 18 mai 15 23:49:56

Já o havia dito, este trabalho de desconstrução está fantástico, digno de ficar documentado também numa versão papel.
Cumprimentos,

Alberto Praça

José Almeida
MBC
Mensagens: 273
Registado: 13 jan 10 12:30:16
Colecção Preferencial: Moedas
Nº Sócio SPN: 3592
Nº Sócio ANP: 1976
Localização: Maia/Porto

Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

Mensagem por José Almeida » 19 mai 15 4:16:52

Excelente trabalho!!

Parabéns a todos os que colaboraram neste projeto.

:claps: :claps: :claps:
https://www.facebook.com/JoseAlmeidaNumismatica/
Compro moedas, medalhas, notas, postais, selos etc . Contactos 914127863

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

Mensagem por Destrans » 19 mai 15 19:07:57

Bom trabalho. Parabéns.
Mas cuidado! Há quem chame a este tipo de trabalhos paperzecos... os invejosos

RuiAMF
BC
Mensagens: 117
Registado: 21 out 14 19:53:42
Colecção Preferencial: Moedas Monarquia
Nº Sócio SPN: 3618
Nº Sócio ANP: 1782

Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

Mensagem por RuiAMF » 20 mai 15 12:43:27

Excelente trabalho, parabéns. :alah:
Um abraço a todo o Forum, :brinde:
Rui

Avatar do Utilizador
Mongedasilva
SOB
Mensagens: 1248
Registado: 08 nov 11 1:28:26
Colecção Preferencial: moedas da monarquia
Nº Sócio SPN: 1904
Nº Sócio ANP: 439

Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

Mensagem por Mongedasilva » 20 mai 15 15:09:10

Uma abordagem original que resultou num excelente trabalho.
Os meus parabéns a todos os intervenientes.
Última edição por Mongedasilva em 27 mai 15 18:50:53, editado 1 vez no total.

black_
REG
Mensagens: 12
Registado: 06 mar 13 15:23:26
Colecção Preferencial: Moedas Monarquia
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0

Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

Mensagem por black_ » 21 mai 15 9:45:54

Excelente trabalho.
    Parabéns a todos os intervenientes.

    Avatar do Utilizador
    JPSAV
    BELA
    Mensagens: 982
    Registado: 25 jan 15 8:00:01
    Colecção Preferencial: Moedas
    Nº Sócio SPN: 3603
    Localização: Porto

    Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

    Mensagem por JPSAV » 22 mai 15 14:52:54

    Trabalho muito bom mesmo!
    Muitos parabéns a todos!
    :claps: :claps: :claps: :claps: :claps:

    JPSAV

    Avatar do Utilizador
    palves
    MBC
    Mensagens: 320
    Registado: 14 mai 10 11:18:31
    Colecção Preferencial: Cunhagem manual
    Localização: Aveiro

    Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

    Mensagem por palves » 22 mai 15 23:47:04

    Fizemos upload de uma nova versão com pequenas correcções.

    Abraço
    Museu da Moeda - http://www.museumoeda.com

    Avatar do Utilizador
    vma
    Flor de Cunho
    Mensagens: 5923
    Registado: 25 jul 08 10:06:17
    Colecção Preferencial: Monarquia Portuguesa
    Nº Sócio SPN: 0
    Nº Sócio ANP: 0
    Localização: Almada
    Contacto:

    Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

    Mensagem por vma » 25 mai 15 1:53:12

    Destrans Escreveu: Há quem chame a este tipo de trabalhos paperzecos... os invejosos
    Se todos fizessem destes "paperzecos" a Numismática Portuguesa seria a mais avançada do mundo.

    Parabéns aos autores. :claps: :claps: :claps:
    Vitor Almeida

    Avatar do Utilizador
    Destrans
    Administrador
    Mensagens: 33347
    Registado: 07 mai 08 12:55:13
    Colecção Preferencial: Monarquia
    Nº Sócio SPN: 3626
    Nº Sócio ANP: 2013
    Localização: Aldeia RB
    Contacto:

    Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

    Mensagem por Destrans » 11 ago 15 16:47:25

    Alterei o tópico para FIXO.

    Gostava de saber se o Miranda foi compadro na inumis.com?

    Ou seja, se é o mesmo desta imagem:

    Imagem

    Avatar do Utilizador
    MASL
    MBC
    Mensagens: 344
    Registado: 13 jun 15 0:22:06
    Colecção Preferencial: Portugal Continental
    Localização: QUELUZ

    Re: O PILARTE DE D. FERNANDO I

    Mensagem por MASL » 05 set 15 20:53:26

    É sem dúvida um trabalho para ser aplaudido em pé.

    Parabéns.
    http://historiaconstantim.wix.com/constantim
    paradoxoemetafora.blogspot.pt

    MASL

    Responder

    Voltar para “Monarquia Cunhagem Manual”