
Quando escrevi o livro sobre as notas que correram em Timor estive no Museu da Caixa Geral de Depósitos onde está o espólio do BNU, tive oportunidade de ver muita coisa, inclusive falsificações, mas nunca notas com o carimbo FALSIFICAÇÂO. Não quer dizer que não houvesse mas, pelo menos, não me foram apresentadas ou sequer mencionadas.
As agências BNU recebiam notas com o número 000000 e o carimbo SPECIMEN.
Nesta está tudo errado, ou não fosse uma FALSIFICAÇÂO:
1- A cor deveria ser preta.
2-O papel mal aparado e aparenta ser de má qualidade.
3-A numeração deveria ser entre 90001 e 110000. Com este número não pode ter o carimbo PAGÁVEL EM TIMOR.
4-A assinatura deveria ser manuscrita por João Jorge Duarte, Gerente da Agência de Dili em 1940.
Qual será a finalidade da "FALSIFICAÇÃO"?

