Ondas e mais Ondas

Responder
LauloBaptista
Flor de Cunho
Mensagens: 1430
Registado: 21 ago 08 17:59:30
Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa

Ondas e mais Ondas

Mensagem por LauloBaptista » 03 nov 09 22:19:55

Para que as divergências na classificação das Ondas inseridas nos Ceitis, se possam minimizar, vou deixar aqui um quadro bem visível e claro.

As classificações que possam divergir das que aqui se encontram representam o modo como cada um as vê.

Os Escudos colocarei-os mais tarde, mas esses são mais simples de classificar.

Imagem



Avatar do Utilizador
Pizarro Bravo
Flor de Cunho
Mensagens: 4234
Registado: 03 mai 08 11:24:43
Colecção Preferencial: Moedas Romanas
Nº Sócio SPN: 799
Nº Sócio ANP: 1362
Localização: Chaves - Portugal

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por Pizarro Bravo » 03 nov 09 22:21:07

:wink:
Muito elucidativo.
Já guardei.
Abraço.
Pizarro Bravo
http://vila-dobaa.myminicity.es/" onclick="window.open(this.href);return false;
Saudações numismáticas.
"MISCE UTILE DULCE"

creative
SOB
Mensagens: 2568
Registado: 01 mai 08 14:35:49
Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
Localização: CETÓBRIGA
Contacto:

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por creative » 03 nov 09 22:34:58

Também costumo recorrer a estes exemplos disponíveis no ceitis.no.sapo.pt quando me surgem dúvidas, mas esta compilação passará a ser um recurso mais rápido :D

Obrigado amigo Laulo
"APÁ SOCE, DESLARGA-ME DA MÃO"

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por Destrans » 04 nov 09 12:29:34

Impecável :)
Estou a trabalhar numa coisa semelhante e que na altura certa conto com a vossa ajuda.

Por enquanto, este vai para inamovível :)
Se possível coloque os castelos e demais elementos juntos.

Obrigado :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por Destrans » 10 nov 09 10:51:00

E as Ondas Ponteadas?
Já alguém viu algum ceitil com estas ondas?

Será que existem!?

LauloBaptista
Flor de Cunho
Mensagens: 1430
Registado: 21 ago 08 17:59:30
Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por LauloBaptista » 10 nov 09 12:13:59

Ondas ponteadas, pontoadas, peroladas ou pontilhadas - Teixeira de Aragão usava pontoadas, talvez porque a origem da palavra seja ponto - tudo está bem quando se percebe.

Francisco Magro para a edição do seu livro sobre os Ceitis, em 1986, visualizou cerca de 6 mil moedas e, no seu livro não se encontra nenhum tipo de ondas com essas características
se elas existissem estariam colocadas nos Ceitis raros.

Em 2000, numa revisão do seu trabalho de 1986 com base em estudos laboratoriais ao cobre de que os Ceitis foram cunhados e não só sobre este aspecto, foram poucas coisas acrescentadas, em relação a novos grupos nada de novo, a sub-grupos aí aparecem algumas novas situações e, sobre ondas pontoadas ou peroladas, Zero.

As ondas que são pouco definidas em relação às classificações já existentes, compostas por pequenos traços ou outros pormenores de menor significado, foram colocadas nas ONDAS IRREGULARES.

OBS. É natural que F. Magro para a revisão do seu primeiro livro editado em 1986, agora em 2000 tenha observado umas boas centenas ou milhares de Ceitis e Ondas Pontoadas, Zero.

É o que posso esclarecer

LauloBaptista
Flor de Cunho
Mensagens: 1430
Registado: 21 ago 08 17:59:30
Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por LauloBaptista » 10 nov 09 18:27:05

Depois de ter respondido com o texto acima, entendi por uma questão de consciência, confirmar melhor o que tinha acabado de escrever e então vim a encontrar no reinado de D. Sebastião uma referência no Livro do Magro a ondas ponteadas.

Posteriormente fui obsevar o Alberto Gomes, este não se refere nem apresenta ceitil com este tipo de Ondas, mas apresenta um com discretos tracejados que não podemos atribuir a ondas ponteadas, deverão incluir-se, entendo eu nas irregulares porque não se vislumbra qualquer semelhança ou que nos deem ideia de ondas.

As do Magro e do Celtil do D. Sebastião também não se apresenta com clareza que se possa deduzir que as Ondas são ponteadas, mas quem sou eu para alterar trabalhos destas personalidades se é assim que está referenciado é assim que se tem de aceitar como correcto.

creative
SOB
Mensagens: 2568
Registado: 01 mai 08 14:35:49
Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
Localização: CETÓBRIGA
Contacto:

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por creative » 03 jan 10 1:02:50

Amigo Laulo, hoje após uma "discussão" sobre uma ceitis, onde várias opiniões se discutiram, chegou o Luís Nóbrega e tentou esclarecer a dúvida com um exemplo prático, ao qual eu agarrei nas palavras e no exemplo e fiz uma pequena compilação que penso ser bastante útil para juntar aos nossos apontamentos de estudo!

Gostaria então de partilhar consigo e com os demais interessados!!

Abraço!
"APÁ SOCE, DESLARGA-ME DA MÃO"

LauloBaptista
Flor de Cunho
Mensagens: 1430
Registado: 21 ago 08 17:59:30
Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por LauloBaptista » 03 jan 10 11:21:04

João !

Tudo que servir para deixar claro os pontos de dúvidas que existam, neste caso dos Ceitis, é sempre a acrescentar .

O que sei dos Ceitis devo ao Luis, foi através das sua intervenções e escritos que assimilei alguma coisa de útil, quase tudo sobre os Ceitis.

Em relação à explicação das ondas deste Ceitil, estou confuso e não estou a chegar lá.

Em que tipo de ondas colocas este Ceitil? Só vejo Côncavas; a primeira onda é mais concava que as segunda e terceira.

Já vi Ceitis que mostram mais do que um tipo de ondas, na mesma moeda, como classificar?

Dá aí a tua explicação para eu rever novamente as ondas e poder entender, porque não devo estar a ver a situação, que parece simples.

Um abraço

creative
SOB
Mensagens: 2568
Registado: 01 mai 08 14:35:49
Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
Localização: CETÓBRIGA
Contacto:

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por creative » 03 jan 10 13:59:00

Olá amigo Laulo, a discussão instaurou-se quando uns afirmavam que a moeda seria de uma referência com ondas continuas e eu teimei que era da referencia com ondas côncavas.

Quando o Luís apareceu, apresentando o exemplo das linhas, disse que a primeira onda era continua e as 2 últimas era côncavas e decidiu optar por atribuir a referencia correspondente às ondas continuas, o que acho errado.

Decidiu optar porque a moeda parece que apresenta um ponto central e a tal referencia que ele apontou, faz referência a esse mesmo ponto, eu tentei ainda dizer que o ponto seria o do apoio do compasso, onde acabaram por considerar também essa hipótese, mas o Luís preferiu atribuir aquela referência para terminar com as divergências! Eu continuo com a minha ideia e mais importante que o tal ponto são as ondas, e como tal a referência deve falar em ondas côncavas e não ondas continuas!

Abraço!
"APÁ SOCE, DESLARGA-ME DA MÃO"

Avatar do Utilizador
Avelino Nascimento
Fundador
Mensagens: 4673
Registado: 30 abr 08 19:19:49
Colecção Preferencial: Numismatica Classica
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 1868
Localização: Lisboa

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por Avelino Nascimento » 03 jan 10 19:19:47

Caríssimo Laulo, olá :)

Enganam-se os antigos autores e, pelos vistos, os modernos!
No primeiro post, o seu trabalho é bem explícito, está tudo excelentemente bem explicado e ilustrado, em conformidade com o que ensina o mestre dos mestres dos ceitis.
O Ceitil da última foto tem, definitivamente, as três ondas côncavas, fique descansado com a sua vista, pois, está a ver bem.
Bom... Será? È que o ceitil, o da última imagem, tem seis ondas, três ondas rectas vermelhas e três côncavas.
:D

Forte abraço e obrigado pelo que tem feito para nós,
Cumprimentos,
Avelino Nascimento

LauloBaptista
Flor de Cunho
Mensagens: 1430
Registado: 21 ago 08 17:59:30
Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por LauloBaptista » 03 jan 10 21:33:33

Ok. Avelino dessa podes estar certo que são 3 vermelhas e rectas e as outras 3 são côncavas , por enquanto não sou dautónico e ainda por cima sou do Benfica.

Um abraço.

Quanto à explicação do João posso dizer-lhe que observei individualmente todoss os Ceitis que em determinada altura estavam no Site do Luis e já eram 1200, pessoalmente ,sem ripostar ou levantar celeumas , aceitei o que lá estava escrito , mas ... discordando de uma ou outra onda , entendi eu que por uma árvore não deixamos de ver toda a floresta ( e se ela é importante !) e que uma andorinha também não faz a primavera (porque a primavera é composta por milhares de andorinhas) , para nosso bem e louvores para o Luis.

Esses pequenos pormenores o que, alíás estou farto de me referir, para mim só contam os pormaiores , porque o grupo e o tipo do escudo já me definem a classificação , talvez por não ter o livro impresso , acessível do Magro . Isto do digitalizado , é andar para trás e para diante , vê ,não vê , é não é , não estou muito nessa , não critico quem assim faz porque todos os pormenores interessam à classificação , até aos sinais ocultos nas moedas de D. Fernando e D. João I , que o próprio nome de oculto já faz queimar pestanas à sua procura.

Ainda que 1 fosse contínua e 2 fossem côncavas , predominavam em superioridade estas últimas.

Um abraço,

Avatar do Utilizador
Avelino Nascimento
Fundador
Mensagens: 4673
Registado: 30 abr 08 19:19:49
Colecção Preferencial: Numismatica Classica
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 1868
Localização: Lisboa

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por Avelino Nascimento » 03 jan 10 21:47:18

LauloBaptista Escreveu:(...) talvez por não ter o livro impresso , acessível do Magro (...)

Caríssimo Laulo,
Por acaso tenho-o e autografado, por ter ido consultá-lo é que intervi nesta discussão, se quiser posso emprestá-lo por tempo indeterminado para que o meu caro possa consultá-lo nas melhores condições, sem pressas.

Forte abraço
Cumprimentos,
Avelino Nascimento

LauloBaptista
Flor de Cunho
Mensagens: 1430
Registado: 21 ago 08 17:59:30
Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por LauloBaptista » 04 jan 10 0:49:53

Avelino , obrigado pela oferta , até já tive um colega que mo queria oferecer que foi o Jorge Cardoso , e eu não aceitei explicando-lhe que não era pelo dinheiro que eu não o tinha .

Se o tivesse custava-me tê-lo e não colaborar com os colegas , houve alturas em eram colocados às dezenas de Ceitis para classificar e isso perde-se muito tempo . Para mim e para os Ceitis que tenho +- 50 , não me faz falta . Já há mais de 2 anos que nem tenho comprado ceitis nem outras moedas , desde que um vendedor não cumpriu com o contrato da entrega de uma moeda (Ceitil) num leilão do Mega , pararam-se as compras , mas nem por isso deixo de colaborar , quando entendo que poderei ser útil .

Um abraço e tudo de bom.

Laulo

Avatar do Utilizador
Avelino Nascimento
Fundador
Mensagens: 4673
Registado: 30 abr 08 19:19:49
Colecção Preferencial: Numismatica Classica
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 1868
Localização: Lisboa

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por Avelino Nascimento » 04 jan 10 2:13:11

Caríssimo Laulo,

Também tenho um punhado de ceitis, uns 25, todos eles classificados pelo Jorge, levou-os para casa e classificou-mos e já tinha o livro.
Não é uma área da numismática que prefiro, o Laulo sabe do que gosto discutir e partilhar, dentro das minhas capacidades. Infelizmente não são os ceitis mas quem sabe se no futuro, por isso é que teria muito gosto em emprestá-lo.
Ainda assim, fui verificar, ao Ceitis do Eng. Magro, a dúvida da questão em causa e vi que o quadro que o livro tem sobre as ondas é parecido com o que o Amigo colocou no primeiro post e escrevi, o que escrevi, em seguimento da discussão.
O ceitil das seis ondas, foi apenas uma brincadeira, não foi com a intenção de chamar daltónico, nem tentativa de mudança de clube, longe de mim, agora que o Benfica, finalmente, dá luta e ganha com mérito ao Campeão. De facto achei a sua resposta um pouco do modo de quem não gostou da brincadeira, peço-lhe desculpa, não tornarei a faze-lo, prometo.

Forte abraço,
Cumprimentos,
Avelino Nascimento

LauloBaptista
Flor de Cunho
Mensagens: 1430
Registado: 21 ago 08 17:59:30
Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por LauloBaptista » 04 jan 10 2:50:57

Avelino , eu quando me aborreço com alguém não envio abraços , talvez o defeito é meu de não saber reinar , mas a maior parte das coisas que escrevo tem mais de brincadeira do que de sério , para que não interpretasses do modo que afinal veio a acontecer , até disse que era do Benfica.

Vou repetir o que tenho dito , poderei ser polémico mas as minhas intervenções não levam
nenhum cunho (já que estamos nas moedas) de más intenções , sempre das melhores , o meu
português pode é ser um pouco macarrónico !!?? , mas no meu tempo cheguei a fazer exame
e se o português do meu tempo era dífícil , não me lembro de ter gramática nem livro de leitura , isto no Curso Nocturno , o dinheiro não dava para livros. Lembro-me de raramente dar erros , sabia mal dividir orações , sem livros ? a mais não era obrigado.

Um abraço.

Avatar do Utilizador
Avelino Nascimento
Fundador
Mensagens: 4673
Registado: 30 abr 08 19:19:49
Colecção Preferencial: Numismatica Classica
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 1868
Localização: Lisboa

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por Avelino Nascimento » 04 jan 10 3:10:51

Caríssimo Laulo
Acho que e desde que comecei a frequentar o Fórum de Numismática sempre o demonstrei, que se aprende mais num clima divertido, relaxante do que num clima demasiado sério, quase como uma academia do tempo da outra senhora. O fórum é um grupo de amigos que gostam de partilhar ideias e conhecimentos, de mostrar as suas moedas, de contar a sua anedota, poesia, brincar nos concursos e etc, é de facto uma escola no sentido do que aprendemos cá uns com os outros mas não é uma academia dessas do tempo da outra senhora, que nas de hoje brinca-se e de que maneira.
Olhe, gostei do seu português ser um pouco macarrónico, para além de ter-me feito sorrir fez-me entender, com exactidão, que não estava zangado comigo! :D
Quer que lhe envie o livro?

Forte abraço,
Cumprimentos,
Avelino Nascimento

LauloBaptista
Flor de Cunho
Mensagens: 1430
Registado: 21 ago 08 17:59:30
Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa

Re: Ondas e mais Ondas

Mensagem por LauloBaptista » 04 jan 10 11:47:34

Avelino - Não vejo necessário do empréstimo do Livro , volto a agradecer ; das poucas vezes que necessito de tirar alguma dúvida tenho o digital .

Os Ceitis aqui no forum , são moeda de pouca paixão a não ser o João , cuja paixão deve ser para a eternidade , já lhe disse que entro poucas vezes , porque ele está avançado nos Ceitis e só se for para trocar opiniões ou algo que ele não observe e eu consiga encontrar algum pormenor que ele não aponta.

As Bizantinas e as Romanas são as bonitas do Avelino , não é preciso muito para constatar essa paixão .

A minha é mais a 1ª e a 2ª. Dinastia , em que entra o martelo ou a marreta .

Um abraço

Laulo

Responder

Voltar para “Ceitis”