
Este ceitil é de D. Manuel?
-
Tony655
- REG
- Mensagens: 15
- Registado: 04 out 18 15:12:49
- Colecção Preferencial: Moedas Monarquia
Este ceitil é de D. Manuel?
Agradecia ajuda, gosto muito da complexidade dos ceitis mas sou infelizmente péssimo em decifra-los. Pensei que este ceitil fosse de D. Manuel (3.1.17) mas a muralha ultrapassa a largura das torres e agora duvido que seja o (3.1.17).


- Mongedasilva
- SOB
- Mensagens: 1248
- Registado: 08 nov 11 1:28:26
- Colecção Preferencial: moedas da monarquia
- Nº Sócio SPN: 1904
- Nº Sócio ANP: 439
Re: Este ceitil é de D. Manuel?
Há sempre dúvidas e diferentes interpretações:
Será muralha alta (Grupo 3) ou muralha recta (Grupo 5)?
A ser grupo 5, poderia ser o 5.1.2; só que neste grupo os castelos são de torres muito baixas.
Pessoalmente também o classificaria como 3.1.17
Será muralha alta (Grupo 3) ou muralha recta (Grupo 5)?
A ser grupo 5, poderia ser o 5.1.2; só que neste grupo os castelos são de torres muito baixas.
Pessoalmente também o classificaria como 3.1.17
Última edição por Mongedasilva em 14 out 18 20:31:31, editado 1 vez no total.
A MINHA COLECÇÃO
Manual-https://drive.google.com/open?id=1N3SWt ... GBPbgt-RMo
Portugal - Cunhagem Mecânica
Portugal - Colónias
Manual-https://drive.google.com/open?id=1N3SWt ... GBPbgt-RMo
Portugal - Cunhagem Mecânica
Portugal - Colónias
- fernanrei
- BELA
- Mensagens: 705
- Registado: 30 abr 18 20:13:27
- Colecção Preferencial: Monarquia
- Localização: Odivelas
Re: Este ceitil é de D. Manuel?
Concordo com a opinião do amigo Monge, não o consigo colocar noutra classificação 
-
Tony655
- REG
- Mensagens: 15
- Registado: 04 out 18 15:12:49
- Colecção Preferencial: Moedas Monarquia
Re: Este ceitil é de D. Manuel?
Boa tarde ,Mongedasilva e fernanrei.
Muito obrigado pela opinião. Estou a ver que isto de catalogizar ceitis não é tao rígido como eu pensava, e tem algum espaço para um “mais ou menos”.
Dou-me cada vez mais conta da tarefe complicada de Francisco Magro a compor o catálogo!
Muito obrigado pela opinião. Estou a ver que isto de catalogizar ceitis não é tao rígido como eu pensava, e tem algum espaço para um “mais ou menos”.
Dou-me cada vez mais conta da tarefe complicada de Francisco Magro a compor o catálogo!
- fernanrei
- BELA
- Mensagens: 705
- Registado: 30 abr 18 20:13:27
- Colecção Preferencial: Monarquia
- Localização: Odivelas
Re: Este ceitil é de D. Manuel?
Não é fácil, nem tão pouco linear catalogar ceitis, é como olhar para a nuvens e imaginar formas, na maior parte das vezes é isso mesmo que acontece, o que uns vêm outros nem por isso. Quando a legenda está obliterada ficamos muito dependentes das semelhanças a outros exemplares, e isso, é algo que depende muito de quem observa a moeda 

