Este ceitil é de D. Manuel?

Responder
Tony655
REG
Mensagens: 15
Registado: 04 out 18 15:12:49
Colecção Preferencial: Moedas Monarquia

Este ceitil é de D. Manuel?

Mensagem por Tony655 » 09 out 18 12:40:30

Agradecia ajuda, gosto muito da complexidade dos ceitis mas sou infelizmente péssimo em decifra-los. Pensei que este ceitil fosse de D. Manuel (3.1.17) mas a muralha ultrapassa a largura das torres e agora duvido que seja o (3.1.17).
Imagem



Avatar do Utilizador
Mongedasilva
SOB
Mensagens: 1248
Registado: 08 nov 11 1:28:26
Colecção Preferencial: moedas da monarquia
Nº Sócio SPN: 1904
Nº Sócio ANP: 439

Re: Este ceitil é de D. Manuel?

Mensagem por Mongedasilva » 12 out 18 23:53:23

Há sempre dúvidas e diferentes interpretações:
Será muralha alta (Grupo 3) ou muralha recta (Grupo 5)?
A ser grupo 5, poderia ser o 5.1.2; só que neste grupo os castelos são de torres muito baixas.

Pessoalmente também o classificaria como 3.1.17
Última edição por Mongedasilva em 14 out 18 20:31:31, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
fernanrei
BELA
Mensagens: 705
Registado: 30 abr 18 20:13:27
Colecção Preferencial: Monarquia
Localização: Odivelas

Re: Este ceitil é de D. Manuel?

Mensagem por fernanrei » 13 out 18 12:22:22

Concordo com a opinião do amigo Monge, não o consigo colocar noutra classificação :like:

Tony655
REG
Mensagens: 15
Registado: 04 out 18 15:12:49
Colecção Preferencial: Moedas Monarquia

Re: Este ceitil é de D. Manuel?

Mensagem por Tony655 » 13 out 18 14:08:08

Boa tarde ,Mongedasilva e fernanrei.
Muito obrigado pela opinião. Estou a ver que isto de catalogizar ceitis não é tao rígido como eu pensava, e tem algum espaço para um “mais ou menos”.
Dou-me cada vez mais conta da tarefe complicada de Francisco Magro a compor o catálogo!

Avatar do Utilizador
fernanrei
BELA
Mensagens: 705
Registado: 30 abr 18 20:13:27
Colecção Preferencial: Monarquia
Localização: Odivelas

Re: Este ceitil é de D. Manuel?

Mensagem por fernanrei » 13 out 18 21:00:53

Não é fácil, nem tão pouco linear catalogar ceitis, é como olhar para a nuvens e imaginar formas, na maior parte das vezes é isso mesmo que acontece, o que uns vêm outros nem por isso. Quando a legenda está obliterada ficamos muito dependentes das semelhanças a outros exemplares, e isso, é algo que depende muito de quem observa a moeda :like:

Responder

Voltar para “Ceitis”