Os ceitis de Beja

Avatar do Utilizador
vma
Flor de Cunho
Mensagens: 5923
Registado: 25 jul 08 10:06:17
Colecção Preferencial: Monarquia Portuguesa
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Almada
Contacto:

Re: Os ceitis de Beja

Mensagem por vma » 05 ago 19 23:13:56

Destrans Escreveu:
17 jul 19 11:59:28
João Cuco Escreveu:
16 jul 19 21:14:14
Boa tarde. Será possível os caros publicarem algumas fotos dos ditos ceitis...(?)! Obrigado.
Olá João
Estes ceitis são fáceis de identificar pois apresentam-se sempre com um formato quadrado.
Isso era o que pensava Ferraro Vaz… mas a verdade não sei… era preciso a tal publicação dos resultados das tais escavações...


Vitor Almeida

Avatar do Utilizador
Mmatos
SOB
Mensagens: 1545
Registado: 02 fev 09 23:14:54
Colecção Preferencial: Moedas portuguesas
Localização: Grande Lisboa

Re: Os ceitis de Beja

Mensagem por Mmatos » 22 ago 19 18:22:39

Passei por Beja e fui à procura da Casa da Moeda... o que consegui ver foi isto:

Imagem
Imagem
A minha participação no Museu da Moeda:
https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mm

Avatar do Utilizador
vma
Flor de Cunho
Mensagens: 5923
Registado: 25 jul 08 10:06:17
Colecção Preferencial: Monarquia Portuguesa
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Almada
Contacto:

Re: Os ceitis de Beja

Mensagem por vma » 02 set 19 16:22:44

Andamos nós preocupados com a Casa da Moeda de Beja e por vezes dou por mim a pensar se os cunhos não foram feitos em Lisboa e mandados para Beja...
Vitor Almeida

Martins
MBC
Mensagens: 250
Registado: 17 fev 12 10:51:03
Colecção Preferencial: Batidas
Nº Sócio ANP: 1995

Re: Os ceitis de Beja

Mensagem por Martins » 02 set 19 23:49:44

Vitor e restantes foristas,
Aí vai mais uma acha para a fogueira...
Também me leva a pensar e peço desculpa pela minha ignorância numismática,mas talvez as pessoas que lá andaram nas escavações arqueólogos e arqueólogas, estudantes de arqueologia da universidade de Coimbra(penso que não estou equivocado),talvez nos possam elucidar?!!?

Uma casa da moeda certamente que não se "fabricou" só ceitis(ou só cobre)ainda para mais todos toscos ,e o que é mais esquisito,é que nem um ainda vimos?????!

E os outros tipos de moedas e de diferentes metais que nessa casa se bateram?????!!!... já pensaram nisto muito estranho :hmmm:

Se ainda por cima tem ali medieval ,romano etc etc

arqueologia à Portuguesa no seu melhor.....
Para mim e é a minha opinião , acho tudo muito estranho....
Já para não comentar o "abandono"....???!

Avatar do Utilizador
vma
Flor de Cunho
Mensagens: 5923
Registado: 25 jul 08 10:06:17
Colecção Preferencial: Monarquia Portuguesa
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Almada
Contacto:

Re: Os ceitis de Beja

Mensagem por vma » 03 set 19 0:16:54

Amigo Martins
O Alvará que autorizou a cunhagem de moedas em Beja só refere os ceitis. Por isso é que penso que os cunhos foram aberto pelo abridor da Casa da Moeda de Lisboa.
Pode consultar a obra do Damião Peres sobre o livro por ele descoberto com as leis de D. João III.
Como não tenho a biblioteca à mão… não consigo adiantar mais nada.
Vitor Almeida

Avatar do Utilizador
Mmatos
SOB
Mensagens: 1545
Registado: 02 fev 09 23:14:54
Colecção Preferencial: Moedas portuguesas
Localização: Grande Lisboa

Re: Os ceitis de Beja

Mensagem por Mmatos » 03 set 19 0:51:18

Imagem


"Cadinhos, chapas e cisalhas.
Para cunhar moedas, até ao século XVII, era necessário fundir o metal. Este, em estado líquido, era vertido num tabuleiro e, em sequência, aí se moldavam as chapas (flan) que haveriam de ser levadas para o martinete para, por via de uma pancada de martelo, recebiam os ícones e as legendas, no anverso e no reverso. O metal que sobra do corte das chapas designa-se cisalha (da palavra ciseaux, tesoura, em francês). Normalmente as cisalhas são refundidas e as chats (discos, flan) cunhados e transformados em moedas, raramente se encontram.
Em Beja encontrou-se, de modo surpreendente, um volume sem paralelo deste material que exemplifica a cadeia operatória da cunhagem de moeda. Encontrou-se, também, o local de assentamento do martinete.
..... Um estudo do que se escavou (falta muito ainda) está a ser finalizado."
#Paxiulia #ArqueologiadascidadesdeBeja; #patrimónioalentejo #Beja #Bejacasadamorda

in https://www.facebook.com/campoarqueolog ... VNSLGO-lRw
A minha participação no Museu da Moeda:
https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mm

Responder

Voltar para “Ceitis”