Os ceitis de Beja

Visigodo
Flor de Cunho
Mensagens: 5641
Registado: 02 mai 08 19:39:01
Colecção Preferencial: Moeda Antiga
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Aveiro

Os ceitis de Beja

Mensagem por Visigodo » 07 dez 11 18:42:33

:)
Caros amigos deixo mais este espaço para debate, troca de informação, documentos, trabalhos vossos e claro está as moedas das vossas colecções.

Começo eu, o que me dizem desta moeda: ;)
http://www.numismatas.com/phpBB3/viewto ... 07&t=13334" onclick="window.open(this.href);return false;

Um abraço. :brinde:


António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: Os ceitis de Beja.

Mensagem por Destrans » 08 dez 11 1:10:47

Os ceitis bejences são "feios, porcos e maus", aprendi isso com o meu primeiro ceitil, que pertencia a este grupo :)

creative
SOB
Mensagens: 2568
Registado: 01 mai 08 14:35:49
Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
Localização: CETÓBRIGA
Contacto:

Re: Os ceitis de Beja.

Mensagem por creative » 08 dez 11 1:28:02

São de João III, grupo 7!

Apresentam um estilo meio quadradão, detalhes mal definidos, e grossos!

Porém quando algum foge à regra e foi desenhado com algum requinte conseguem ser umas peças bastante agradáveis!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
"APÁ SOCE, DESLARGA-ME DA MÃO"

Visigodo
Flor de Cunho
Mensagens: 5641
Registado: 02 mai 08 19:39:01
Colecção Preferencial: Moeda Antiga
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Aveiro

Re: Os ceitis de Beja.

Mensagem por Visigodo » 08 dez 11 16:16:24

:)

" Ruy Lopes, do conselho de D. João III e vedor da casa real, tinha obtido licença para descobrir minas de azouge e cobre na cidade de Beja e seu termo, e, como a exploração d' estas minas lhe acarretaria grande despesa, el-rei concedeu que elle, do cobre que tirasse, podesse mandar lavrar moeda de ceitis em uma casa que mandaria fazer de muros a dentro d' aquella cidade ".

Outra prendinha:
http://biblioteca.mnarqueologia-ipmuseu ... p49-53.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

É para mim, no mínimo, muito estranha a falta de colaboração dos foristas. :hmmm:

Um abraço.
António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

creative
SOB
Mensagens: 2568
Registado: 01 mai 08 14:35:49
Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
Localização: CETÓBRIGA
Contacto:

Re: Os ceitis de Beja.

Mensagem por creative » 08 dez 11 18:19:17

O "Archeologo Português" é uma excelente obra, de já tenho alguns excertos com boa informação!

Amigo Diogo obrigado pela partilha! Em relação à participação, os ceitis não despertam grande interesse à maior parte da malta por isso não é de admirar a fraca adesão!

;)
"APÁ SOCE, DESLARGA-ME DA MÃO"

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: Os ceitis de Beja.

Mensagem por Destrans » 08 dez 11 19:02:23

Alguns ceitis do Sebastião apresentam essa forma quadrada. O ùltimo que partilhas-te verificava-se isso.

creative
SOB
Mensagens: 2568
Registado: 01 mai 08 14:35:49
Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
Localização: CETÓBRIGA
Contacto:

Re: Os ceitis de Beja.

Mensagem por creative » 08 dez 11 19:09:40

Destrans Escreveu:Alguns ceitis do Sebastião apresentam essa forma quadrada. O ùltimo que partilhas-te verificava-se isso.
É verdade mas, segundo sei apenas no reinado de João III houve ceitis a serem batidos em Beja.
"APÁ SOCE, DESLARGA-ME DA MÃO"

JCardoso
BELA
Mensagens: 579
Registado: 17 mai 08 10:42:27
Localização: Montijo

Re: Os ceitis de Beja.

Mensagem por JCardoso » 08 dez 11 19:48:51

Amigos sobre este assunto F.Magro diz também que:

"é importante notar, que as moedas do grupo 7 se apresentam sob dois aspectos distintos.Algumas delas foram cunhadas em flans circulares e com cunhos bem trabalhados. Outras, pelo contrário, foram lavradas com cunhos mal abertos, em flans irregulares, quase quadrados, em que não havia espaço para a conveniente inscrição das legendas, que aparecem bastantes truncadas. Ora sabe-se que, por ordem real de 1525 o vedor da fazenda, Rui Lopes, foi autorizado a abrir cunhos para os lavramentos de ceitis que deveria realizar em Beja. Atendendo ao carácter improvisado da oficina aí instalada e á urgência de que certamente se revestiram as amoedações realizadas no Alentejo, não é descabido supor que os ceitis do grupo 7 de mã feitura possam ser os produzidos ao abrigo da concessão obtida por Rui Lopes.

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: Os ceitis de Beja.

Mensagem por Destrans » 09 dez 11 20:57:40

E o que se sabe de Rui Lopes?
Qual o nome e a localidade da referida mina?
Em que edifico/rua de Beja se situava a oficina?

Visigodo
Flor de Cunho
Mensagens: 5641
Registado: 02 mai 08 19:39:01
Colecção Preferencial: Moeda Antiga
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Aveiro

Re: Os ceitis de Beja.

Mensagem por Visigodo » 10 dez 11 23:38:31

:)
Não se arrependerão ao pesquisar a Rua da Moeda em Beja..., e «siga o baile»" ;)

Um abraço.
António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Rui
Flor de Cunho
Mensagens: 1393
Registado: 14 abr 11 4:15:36
Colecção Preferencial: HispRomanas Monarquia

Re: Os ceitis de Beja.

Mensagem por Rui » 11 dez 11 0:39:10

Outro assunto muito interessante! :alah:

Tenho registado o espólio público do museu de Beja, ceitis do grupo 7 de João III, nem um para amostra...

A serem batidos nessa cidade, talvez fossem ensacados e distribuídos noutras paragens... :shock:

Deixo o site do museu: http://www.museuregionaldebeja.net" onclick="window.open(this.href);return false;
Talvez contactando um responsável do museu se possam obter mais provas para este enigma...

Visigodo
Flor de Cunho
Mensagens: 5641
Registado: 02 mai 08 19:39:01
Colecção Preferencial: Moeda Antiga
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0
Localização: Aveiro

Re: Os ceitis de Beja.

Mensagem por Visigodo » 11 dez 11 11:20:59

:)
Obrigado amigo Rui. Deixo este tópico onde também se abordou este assunto:
http://numismatas.com/phpBB3/viewtopic.php?f=3&t=3670" onclick="window.open(this.href);return false;
E ainda este onde o amigo Carlos já nos dava conhecimento do documento do MNA:
http://www.numismatas.com/phpBB3/viewto ... 107&t=5602" onclick="window.open(this.href);return false;
E ainda o Boletim do Municipio de Beja, Casa da Moeda em Beja? pp. 124-128.:
http://catbib.cm-beja.pt/MULTIMEDIA/ASS ... UNBEJA.PDF" onclick="window.open(this.href);return false;


Um abraço.
António Diogo
FELICITAS PERPETVA SAECVLI

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: Os ceitis de Beja

Mensagem por Destrans » 12 dez 11 10:05:43

O meu primeiro ceitil

Imagem

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: Os ceitis de Beja

Mensagem por Destrans » 13 dez 11 11:53:23

Casa da Moeda em Beja
Exploração de Minas de Cobre e Azougue
Cunhagem de Ceitis no Tempo de D. João III

Download: http://www.4shared.com/document/u8etmvo ... xplor.html" onclick="window.open(this.href);return false;

creative
SOB
Mensagens: 2568
Registado: 01 mai 08 14:35:49
Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
Localização: CETÓBRIGA
Contacto:

Re: Os ceitis de Beja

Mensagem por creative » 13 dez 11 19:35:58

Destrans Escreveu:Casa da Moeda em Beja
Exploração de Minas de Cobre e Azougue
Cunhagem de Ceitis no Tempo de D. João III

Download: http://www.4shared.com/document/u8etmvo ... xplor.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Carlos o Diogo já tinha postado esse documento:
Visigodo Escreveu::)

" Ruy Lopes, do conselho de D. João III e vedor da casa real, tinha obtido licença para descobrir minas de azouge e cobre na cidade de Beja e seu termo, e, como a exploração d' estas minas lhe acarretaria grande despesa, el-rei concedeu que elle, do cobre que tirasse, podesse mandar lavrar moeda de ceitis em uma casa que mandaria fazer de muros a dentro d' aquella cidade ".

Outra prendinha:
http://biblioteca.mnarqueologia-ipmuseu ... p49-53.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

É para mim, no mínimo, muito estranha a falta de colaboração dos foristas. :hmmm:

Um abraço.
:vict:
"APÁ SOCE, DESLARGA-ME DA MÃO"

creative
SOB
Mensagens: 2568
Registado: 01 mai 08 14:35:49
Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
Localização: CETÓBRIGA
Contacto:

Re: Os ceitis de Beja

Mensagem por creative » 23 dez 11 18:35:51

Deixo aqui a última aquisição, mais um alentejano :lol: :lol:

Imagem
"APÁ SOCE, DESLARGA-ME DA MÃO"

PauloM
REG
Mensagens: 21
Registado: 08 fev 13 13:56:29
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0

Re: Os ceitis de Beja

Mensagem por PauloM » 10 fev 13 18:37:24

Caros amigos,

quais são as principais caracteristicas dos ceitis de Beja?
Tenho alguns ceitis, grossos e quadrados que se podem enquadrar.

Um abraço e obrigado.

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: Os ceitis de Beja

Mensagem por Destrans » 11 fev 13 10:53:38

Leia por favor o seguinte texto.

Imagem

PauloM
REG
Mensagens: 21
Registado: 08 fev 13 13:56:29
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 0
Nº Sócio ANP: 0

Re: Os ceitis de Beja

Mensagem por PauloM » 11 fev 13 17:36:14

Muito obrigado caro amigo.

Segundo entendo, de Beja são só os ceitis de D João III e do grupo 7, correcto?

Vou tentar colocar fotos dos meus para ouvir as vossas opiniões.

Muito obrigado

Avatar do Utilizador
Destrans
Administrador
Mensagens: 33347
Registado: 07 mai 08 12:55:13
Colecção Preferencial: Monarquia
Nº Sócio SPN: 3626
Nº Sócio ANP: 2013
Localização: Aldeia RB
Contacto:

Re: Os ceitis de Beja

Mensagem por Destrans » 11 fev 13 18:01:58

Correcto. São os "feios, porcos e maus" :razz:

Responder

Voltar para “Ceitis”