
O Ceitil Árabe de D. Manuel
- Destrans
- Administrador
- Mensagens: 33347
- Registado: 07 mai 08 12:55:13
- Colecção Preferencial: Monarquia
- Nº Sócio SPN: 3626
- Nº Sócio ANP: 2013
- Localização: Aldeia RB
- Contacto:
- sagh
- Moderador Global
- Mensagens: 3938
- Registado: 01 mai 08 19:30:09
- Colecção Preferencial: Moedas medievais
- Localização: Monchique/Lagos/Algarve
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
Que coisa fantástica!
Nunca tinha visto.
Nunca tinha visto.
Paulo Carreira ... mais conhecido por sagh
Heráldica em Pins
Lista de moedas - actualizada em 28-2-2010 - AGORA COM NOTAS
Heráldica em Pins
Lista de moedas - actualizada em 28-2-2010 - AGORA COM NOTAS
- Destrans
- Administrador
- Mensagens: 33347
- Registado: 07 mai 08 12:55:13
- Colecção Preferencial: Monarquia
- Nº Sócio SPN: 3626
- Nº Sócio ANP: 2013
- Localização: Aldeia RB
- Contacto:
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
Estás sempre a dizer que não gostas de ceitis
Assim é para aprenderes!
Deixa estar que os mestres já te dão uma lição sobre o Ceitil que foge à regra
Assim é para aprenderes!
Deixa estar que os mestres já te dão uma lição sobre o Ceitil que foge à regra
- Bandadolopes
- Administrador
- Mensagens: 16137
- Registado: 01 mai 08 2:02:47
- Colecção Preferencial: Moeda Monarquia PT
- Nº Sócio SPN: 3572
- Nº Sócio ANP: 2070
- Localização: Vilamoura / Espinho
- Contacto:
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
Sabemos que existem 5 ou 6 exemplares. E onde estão?
Cumprimentos,
Alberto Praça
Alberto Praça
-
creative
- SOB
- Mensagens: 2568
- Registado: 01 mai 08 14:35:49
- Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
- Localização: CETÓBRIGA
- Contacto:
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
Sei que esse ceitil pertenceu à colecção José da Costa Henriques e foi à praça no Leilão 88 da Numisma.
Sei também da existência de mais 6 ceitis árabes além do apresentado, passo a mostrar o "meu" espólio

Pertence ao nosso caro amigo Eduardo Vargues


Pertenceu à colecção Rive Gauche - II e foi à praça no leilão 68 numisma

Pertence à colecção Carlos Marques, actual colecção BES

Pertence à colecção Joaquim Fontes Pacheco

Pertence à colecção Francisco Magro


Pertence ao Museu Numismático Português
Sei também da existência de mais 6 ceitis árabes além do apresentado, passo a mostrar o "meu" espólio

Pertence ao nosso caro amigo Eduardo Vargues


Pertenceu à colecção Rive Gauche - II e foi à praça no leilão 68 numisma

Pertence à colecção Carlos Marques, actual colecção BES

Pertence à colecção Joaquim Fontes Pacheco

Pertence à colecção Francisco Magro


Pertence ao Museu Numismático Português
Última edição por creative em 18 ago 11 22:42:03, editado 2 vezes no total.
-
creative
- SOB
- Mensagens: 2568
- Registado: 01 mai 08 14:35:49
- Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
- Localização: CETÓBRIGA
- Contacto:
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
Por enquanto conhece-mos 7 e espero que o 8º seja o meuBandadolopes Escreveu:Sabemos que existem 5 ou 6 exemplares. E onde estão?
- Bandadolopes
- Administrador
- Mensagens: 16137
- Registado: 01 mai 08 2:02:47
- Colecção Preferencial: Moeda Monarquia PT
- Nº Sócio SPN: 3572
- Nº Sócio ANP: 2070
- Localização: Vilamoura / Espinho
- Contacto:
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
Quando disse 5 ou 6, já era a contar com o meu. 
Cumprimentos,
Alberto Praça
Alberto Praça
- Destrans
- Administrador
- Mensagens: 33347
- Registado: 07 mai 08 12:55:13
- Colecção Preferencial: Monarquia
- Nº Sócio SPN: 3626
- Nº Sócio ANP: 2013
- Localização: Aldeia RB
- Contacto:
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
Gostava de ouvir a estória do ceitil do Eduardo Vargues.
Quase aposto que o encontrou no Algarve, num dos seus passeios ao final da tarde.
Quase aposto que o encontrou no Algarve, num dos seus passeios ao final da tarde.
-
rafaelr
- MC
- Mensagens: 4
- Registado: 25 jul 11 22:52:18
- Colecção Preferencial: ceitis
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
Uma busca no Google conduziu-me a este tópico.
Sabia que este ceitil é muito raro, mas não imaginava que só se conhecessem 7 exemplares.
Vi-me assim na obrigação de vos dar a conhecer o oitavo, que está comigo há cerca de 20 anos


Sabia que este ceitil é muito raro, mas não imaginava que só se conhecessem 7 exemplares.
Vi-me assim na obrigação de vos dar a conhecer o oitavo, que está comigo há cerca de 20 anos


- Destrans
- Administrador
- Mensagens: 33347
- Registado: 07 mai 08 12:55:13
- Colecção Preferencial: Monarquia
- Nº Sócio SPN: 3626
- Nº Sócio ANP: 2013
- Localização: Aldeia RB
- Contacto:
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
Bela entrada no fórum
Já valeu pena ter aberto este tópico.
Já valeu pena ter aberto este tópico.
-
creative
- SOB
- Mensagens: 2568
- Registado: 01 mai 08 14:35:49
- Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
- Localização: CETÓBRIGA
- Contacto:
-
LauloBaptista
- Flor de Cunho
- Mensagens: 1430
- Registado: 21 ago 08 17:59:30
- Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
Sobre a moeda "Ceitil árabe" , mais um , parabéns ao seu proprietário , com as gravuras do Aragão e do Magro são 9.
OBS : e chamada de atenção para os Administradores do Fórum .
Já aqui foi colocada a questão , não por mim , mas concordei e não é porque na Noruega vão obrigar as pessoas que usam os foruns a terem obrigatoriamente usar o seu prórprio nome para se identificarem e saber quem é quem .
No nosso forum não há terroristas nem linguagem bélica , simplesmente quando pretende ligar a pessoa , o nome à moeda ou ao assunto , béu, béu cotovia , e de onde é esse forista , também se não sabe , vai-se ao perfil e , tudo oculto .
Seria correcto quando da apresentação se exigissem essas duas formalidades que teriam de estar visíveis , o nome no final da intervenção ou na assinatura e a localidade no Avatar .
Onde é que se encontram os elementos da primeira apresentação ? alternativa que que busquei para evtar colocar este assunto e não os encontrei .
Eu sei que a primeira nem sempre costumo ser cumpridor , quanto à segunda , estou facilmente identificado .
Estas palavras querem dizer que eu não posso identificar a quem cabe o privilégio de possuir uma moeda com alguma ou muita raridade , deste nosso forista que se identifica por Rafaelr , sem localidade
OBS : e chamada de atenção para os Administradores do Fórum .
Já aqui foi colocada a questão , não por mim , mas concordei e não é porque na Noruega vão obrigar as pessoas que usam os foruns a terem obrigatoriamente usar o seu prórprio nome para se identificarem e saber quem é quem .
No nosso forum não há terroristas nem linguagem bélica , simplesmente quando pretende ligar a pessoa , o nome à moeda ou ao assunto , béu, béu cotovia , e de onde é esse forista , também se não sabe , vai-se ao perfil e , tudo oculto .
Seria correcto quando da apresentação se exigissem essas duas formalidades que teriam de estar visíveis , o nome no final da intervenção ou na assinatura e a localidade no Avatar .
Onde é que se encontram os elementos da primeira apresentação ? alternativa que que busquei para evtar colocar este assunto e não os encontrei .
Eu sei que a primeira nem sempre costumo ser cumpridor , quanto à segunda , estou facilmente identificado .
Estas palavras querem dizer que eu não posso identificar a quem cabe o privilégio de possuir uma moeda com alguma ou muita raridade , deste nosso forista que se identifica por Rafaelr , sem localidade
- Destrans
- Administrador
- Mensagens: 33347
- Registado: 07 mai 08 12:55:13
- Colecção Preferencial: Monarquia
- Nº Sócio SPN: 3626
- Nº Sócio ANP: 2013
- Localização: Aldeia RB
- Contacto:
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
O Ceitil Arábico
Os raros exemplares conhecidos destas moedas são provenientes de achados no sul de Portugal, o que poderá indicar não só a origem africana da sua cunhagem, como testemunhar o comércio algarvio com os portos marroquinos.
Este ceitil arábico manuelino representa a primeira moeda portuguesa que teria sido cunhada para circulação restrita num território das novas conquistas.
Anverso: No campo sem legenda o escudo das quinas coroado, cantonadas de castelos, de recorte tosco e ladeado de aneletes.
Reverso: No campo a inscrição, em três linhas em árabe:
MANUEL
REI DE
PORTUGAL
- vma
- Flor de Cunho
- Mensagens: 5923
- Registado: 25 jul 08 10:06:17
- Colecção Preferencial: Monarquia Portuguesa
- Nº Sócio SPN: 0
- Nº Sócio ANP: 0
- Localização: Almada
- Contacto:
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
rafaelr Escreveu:Uma busca no Google conduziu-me a este tópico.
Sabia que este ceitil é muito raro, mas não imaginava que só se conhecessem 7 exemplares.
Vi-me assim na obrigação de vos dar a conhecer o oitavo, que está comigo há cerca de 20 anos![]()
Parabéns pela peça, é extremamente rara e está num estado muito bonito.
Vitor Almeida
-
creative
- SOB
- Mensagens: 2568
- Registado: 01 mai 08 14:35:49
- Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
- Localização: CETÓBRIGA
- Contacto:
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
Amigo Laulo a moeda do Magro já consta na contagem dos 8 conhecidos!LauloBaptista Escreveu:Sobre a moeda "Ceitil árabe" , mais um , parabéns ao seu proprietário , com as gravuras do Aragão e do Magro são 9.
- argolas
- Administrador
- Mensagens: 15979
- Registado: 16 mai 08 18:51:40
- Colecção Preferencial: Notas
- Nº Sócio SPN: 0
- Nº Sócio ANP: 1979
- Localização: Lisboa
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
Como todos sabem eu também não gosto de ceitis..... mas este deixou-me
não me importava nada que o 10º fosse meu !!!! ( já estou a ser porreira e a deixar o 9º para o João..):hahaha:

não me importava nada que o 10º fosse meu !!!! ( já estou a ser porreira e a deixar o 9º para o João..):hahaha:
Teresa
-
creative
- SOB
- Mensagens: 2568
- Registado: 01 mai 08 14:35:49
- Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
- Localização: CETÓBRIGA
- Contacto:
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
argolas Escreveu:Como todos sabem eu também não gosto de ceitis..... mas este deixou-me![]()
não me importava nada que o 10º fosse meu !!!! ( já estou a ser porreira e a deixar o 9º para o João..):hahaha:![]()
Teresa se tivesses um ceitil destes acredita que não lhe darias a real atenção que ele merece, para ti seria apenas mais um bonito ceitil
-
LauloBaptista
- Flor de Cunho
- Mensagens: 1430
- Registado: 21 ago 08 17:59:30
- Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
João , diz lá qual é que corresponde ao do Magro que estive a olhar para as imagens que tenho e todos eles apresentam caracteres diferentes , com algumas ´dvidas , poucas sobre o do Museu Numismático por se apresentar com uma má imagem
de resto não vejo repetições .
Laulo
de resto não vejo repetições .
Laulo
-
creative
- SOB
- Mensagens: 2568
- Registado: 01 mai 08 14:35:49
- Colecção Preferencial: Monarquia - Ceitis
- Localização: CETÓBRIGA
- Contacto:
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
Amigo Laulo tem toda a razão, enganei-me, a moeda que tinha dito ser a do Magro era a do MNP, já corrigi os links e actualizei o tópico!LauloBaptista Escreveu:João , diz lá qual é que corresponde ao do Magro que estive a olhar para as imagens que tenho e todos eles apresentam caracteres diferentes , com algumas ´dvidas , poucas sobre o do Museu Numismático por se apresentar com uma má imagem
de resto não vejo repetições .
Laulo
Abraço!
-
LauloBaptista
- Flor de Cunho
- Mensagens: 1430
- Registado: 21 ago 08 17:59:30
- Colecção Preferencial: Marteladaportuguesa
Re: O Ceitil Árabe de D. Manuel
Vamos ver se conseguimos arranjar a espécime do Museu para lhe rapar uma melhor imagem e tirar a do Magro

